Participe do Dia de Doar – DDD!

Por: GIFE| Notícias| 25/11/2013
No dia 30 de novembro, acontece o primeiro Dia de Doar – DDD! Organizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, a iniciativa se baseia no fato de que apenas 17% dos brasileiros se declaram doadores regulares, o que no ranking mundial de doação, coloca o Brasil na 83ª posição. A data está prevista para ser estabelecida como Dia Nacional da Doação, por meio de um decreto da Secretaria da Presidência da República.
Segundos os organizadores, a quantidade de doação tem relação direta com o IDH – o Brasil é 85º no Índice de Desenvolvimento Humano -, demonstrando que a lacuna do hábito da doação é resultado de uma deficiência cultural. Dessa forma, a ideia é que, nos próximos cinco anos, o país possa dobrar os valores doados por ano, que atualmente somam cinco bilhões por ano.
É importante ressaltar que, no dia 30 de novembro, qualquer tipo de doação é válida: voluntariado, doação de sangue e de órgãos, bem como de agasalhos, alimentos, livros e brinquedos, além de, é claro, dinheiro. Nesse sentido, algumas organizações já se tornaram parceiras da iniciativa, como a feira ONG Brasil, a plataforma Think&Love, o Centro de Voluntariado, entre outras.
Como forma de reconhecer os doadores, a campanha incentiva o registro das ações que serão feitas nesse dia na Internet, como no Facebook, em blogs, no Twitter, no Instagram, etc., usando as hashtags #DDD e #DIADEDOAR. Os doadores podem desde já cadastrar suas doações no seguinte endereço: http://goo.gl/bbP45t.
Além disso, para movimentar ainda mais a campanha, foi criado um porquinho mascote: o PORCausa. A ideia é que aqueles que receberem o mascote possam pintá-lo, descriminando nele a causa ou organização em que acreditam e para a qual vão destinar os recursos que arrecadar com o seu porquinho. Feito isso, basta divulgar nas mídias sociais uma foto com o PORCausa, para amplificar o poder de ação da campanha.
Diversos artistas já receberam exemplares do mascote para que colaborem com a campanha, personalizando seu porquinho com a causa que desejam apoiar.
Para saber mais sobre o Dia de Doar, acesse: https://www.facebook.com/diadedoar ou assista ao vídeo da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=0nvGQLnKg4Q

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional