Pelo fomento da sociedade civil

Por: GIFE| Notícias| 19/08/2011

Com o objetivo de debater formas de fortalecer as instituições da sociedade civil organizada, a Associação Paulista de Fundações (APF) traz o tema “Formas de Fomento do Terceiro Setor – Na Europa e Brasil – Parcerias Públicas e Privadas”. A iniciativa acontecerá no dia 25 de agosto, no Hotel Novotel São Paulo Jaragua Convention, em São Paulo.

Para o evento, os organizadores trazem ao Brasil um representante do Centro Português de Fundações, que abordará questões relacionadas às fundações na Europa, especialmente as formas de financiamento empregadas nos países europeus. Neste painel, Maria Cecilia Medeiros de Faria Kother, Diretora do Instituto MC Educação Social, fará a moderação da palestra. Haverá também a participação da Denise Dora, da Fundação Ford, que abordará as perspectivas de fomento das organizações do terceiro setor – nacionais e internacionais.

Já para o segundo painel, haverá discussão sobre os investimentos sociais internacionais, com a presença de representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para explicar como as instituições internacionais realizam investimentos sociais.

Investimentos Sociais Governamentais e Parcerias Público-Privadas é o tema da terceira discussão que relatará as formas de crédito e financiamento disponibilizadas por instituições como BNDES e Ministério do Planejamento. Vania Lúcia Lins e Souto, representante da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, é uma das palestrantes confirmadas junto com o moderador Rubens Naves, da Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh, Escritórios de Advocacia Associados.

O penúltimo painel contará com a presença Heloísa Helena Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq e de Ricardo S.S. Falcão, Diretor de Ética da ABCR e da KidpowerBrasil e a moderadora Flávia Regina de Souza Oliveira, advogada e coordenadora do Curso de Direito para o Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas. Os presentes abordarão os financiamentos e os seus caminhos.

Para finalizar, o tema será Rumos do Terceiro Setor, em que haverá a abordagem sobre o Projeto de Lei do Senado, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados, que discute a finalidade das fundações e a remuneração de seus dirigentes. Para esta iniciativa, a APF
conta com a presença do deputado federal Antonio Brito (PDT-BA).

A Presidente da APF, Dora Silvia Cunha Bueno, em entrevista exclusiva, conta um pouco mais sobre o encontro e mostra os assuntos “atualíssimos” que e os gestores de fundações poderão encontrar também no encontro.

redeGIFE – O Encontro Paulista de Fundações deste ano tem como mote “”Formas de fomento para o Terceiro Setor. Por que vocês escolheram este tema?
Dora Sílvia –
Dada a crescente importância do Terceiro Setor para a inclusão social, ascensão socioeconômica e democratização das oportunidades, entendemos ser essencial garantir seu fomento e sustentabilidade. Por isso, procuramos realizar um evento para discutir a questão, suscitar seu debate nacional e estimular o apoio às entidades que se dedicam ao bem comum. Para isso, estruturamos uma grade de palestras de alto nível, com a participação de especialistas internacionais e organismos multilaterais, como o Banco Mundial e BID.

redeGIFE – Por que é importante para os investidores sociais a participação no evento?
Dora Sílvia –
Porque conhecerão experiências bem-sucedidas e terão a oportunidade de vislumbrar novas alternativas capazes de contribuir para que o indispensável trabalho que realizam seja cada vez mais eficaz e assertivo.

redeGIFE – O fortalecimento do campo social vai muito além de formas de financiamento. O que os gestores de fundações poderão encontrar também no encontro?
Dora Sílvia – Obviamente, além dos financiamentos, são essenciais as questões ligadas à gestão. Neste aspecto, vamos discutir o importante projeto de lei relativo à remuneração dos gestores, que pode resultar em avanços quando à profissionalização de todo o nosso setor. Há, ainda, o atualíssimo tema da intersetorialidade, modelo que significa importante avanço.

Todos esses aspectos, dentre outros, estão contemplados na programação. Além disso, há um fator crucial: a troca de experiências entre pessoas que, acima das vicissitudes e do olhar pequeno da vaidade, pensam no bem comum e nas formas de ajudar cada vez mais o País e a quem precisa. Para isso, devemos estar cada vez mais juntos, coesos e sinérgicos.

redeGIFE – Haverá um resultado para o evento, como, por exemplo, uma carta de recomendações ou uma nota técnica com a sistematização do conteúdo discutido?
Dora Sílvia – Acredito não ser necessário e tampouco adequado instrumentalizar as conclusões dos presentes, cujo nível é tão elevado quanto o dos palestrantes. Estamos proporcionando uma programação de excelência, para um público de qualidade e interessado no desenvolvimento do Terceiro Setor. O importante é que todos aproveitemos ao máximo os conteúdos discutidos, para levar adiante as mais importantes bandeiras de nossas entidades e de nossa atividade.

Serviço
Data: 25 de agosto de 2011
Local: Hotel Novotel São Paulo Jaragua Convention
Endereço: R. Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo – SP
Para inscrição, o telefone é: 11 3237-3193
Mais informações www.apf.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional