Pensamento e participação política de mulheres negras é tema de roda de conversa em São Luís (MA)

Por: | Notícias| 07/05/2015

Documentário, exposição, roda de conversa e atividades culturais marcam lançamento da nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil em São Luís (MA)

Em São Luís (MA), quinta-feira (07/05), acontece o lançamento local do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”,iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Brasilcap e a Rede de Desenvolvimento Humano – Redeh. O evento, uma realização do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, Redeh e movimentos sociais, será na Casa do Maranhão, a partir das 15h.
Intelectual de destaque, negra e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, Lélia Gonzalez, denunciou o racismo e o sexismo como formas de violência que subalternizam homens e mulheres. Schuma Schumaher, coordenadora executiva da Redeh, explica que o lançamento do Projeto Memória no Maranhão se reveste de importância afetiva e histórica: “Em 1997, três anos após o falecimento de Lélia, o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, de São Luís, organizou a I Jornada Cultural Lélia Gonzalez que reuniu lideranças negras nacionais e internacionais como Luiza Bairros e Angela Davis. A ex-líder do grupo Panteras Negras, dos EUA, veio ao Brasil em deferência, especialmente, a sua grande amiga Lélia Gonzalez””, conta.
A Salva das Caixeiras abre o evento e, em seguida, acontece a formação da mesa de abertura, a exibição do documentário de 18 minutos sobre Lélia Gonzalez (parte integrante do Projeto Memória) e a roda de conversa “O pensamento e a participação política das mulheres negras”. O debate contará com a participação de Lúcia Dutra, Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa e Articulação de Mulheres Negras; Schuma Schumaher, Coordenadora da Redeh; Maria Raimunda Araújo, Movimento Negro do Maranhão; Laurinda Pinto, Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres; Silvane Magali Nascimento Vale, Universidade Federal do Maranhão; e representantes do Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses, Conselho Municipal da Condição Feminina e Conselho Estadual da Mulher. Cecília Batista, coordenadora adjunta do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa fará a mediação.
Após o debate está prevista a distribuição de kits biblioteca do Projeto Memória, a abertura da exposição itinerante Lélia Gonzalez e coquetel de encerramento, animado por show do grupo “”Mulheres Negras que Cantam e Encantam”” ou uma exibição de Tambor de Crioula. São parceiros do evento o Centro de Cultura Negra do Maranhão, o Conselho Estadual da Mulher do Maranhão, o Conselho Municipal da Condição Feminina, o Conselho Municipal da População Afro, a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Luiz, o Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses, a Rede Amiga da Criança e Adolescente e as secretarias do Estado da Cultura, Extraordinária da Igualdade Racial, Política para as Mulheres do Maranhão e Ciência e Tecnologia.
Projeto Memória – Realizado pela Fundação Banco do Brasil desde 1997, o Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para transformação social, formação da identidade brasileira e desenvolvimento do país. O objetivo é resgatar, difundir e preservar a memória cultural de personalidades que contribuíram para a transformação social e construção da cultura nacional.
O Projeto Memória elaborou 20 réplicas da exposição itinerante, com 16 painéis cada uma; 4 mil kits biblioteca (composto por livro fotobiográfico, dvd do documentário e caixa para acondicionar o material); 4 mil kits pedagógicos (composto por dois almanaques históricos e caixa para acondicionar o material); e o web site da homenageada, que fica hospedado no Portal do Projeto Memória onde todos os materiais estão disponíveis para download. Acesse e saiba mais.

Serviço

Lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história” da Fundação Banco do Brasil emSão Luís (MA)

Data: 07 de maio de 2015, quinta-feira

Horário: a partir das 15h

Local: Casa do Maranhão

Endereço: Rua do Trapiche, Centro Histórico, São Luís (MA)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional