Pesquisa avalia a qualidade de vida de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 13/07/2015

O que será que as crianças e adolescentes pensam sobre diversas questões relacionadas à qualidade de vida na cidade de São Paulo? Isso é o que se propôs a descobrir a pesquisa IRBEM Criança e Adolescente, que será lançada no dia 23 de julho pela Rede Nossa São Paulo. A iniciativa conta com a parceria do Ibope Inteligência, responsável pelo levantamento, e apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A.

O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) foi lançado em 2010 pela Rede e, a cada ano, são apresentados dados sobre a percepção dos paulistanos a respeito da qualidade de vida no município. Essa é a primeira vez que o estudo será direcionado ao público infantojuvenil, de 10 a 17 anos. Ao todo, mais de 800 entrevistas foram realizadas em todas as regiões da cidade e os participantes responderam a questões em relação à escola, moradia, transporte, atuação do poder público, entre outros temas.

A proposta é dar voz a esse público. Isso porque, nos espaços de debate e na formulação de políticas, falamos sobre o que deve ser prioridade para as crianças e adolescentes, mas muitas vezes é difícil ouví-los. No entanto, é essencial que eles participem desse processo e apontem as suas necessidades”, comenta Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana.

O Instituto, por exemplo, participa por meio do Programa Prioridade Absoluta, que tem como grande objetivo gerar mais conhecimento, especialmente para os operadores do Direito, a respeito do artigo 227 da Constituição Federal, que fala sobre todos os direitos que devem ser garantidos para o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens.

Temos muito interesse em trabalhar e ampliar a nossa atuação com iniciativas que abordem a relação da criança com a cidade. Queremos discutir e chamar a atenção das pessoas sobre a importância das cidades serem acolhedoras das crianças, ou seja, aquela que respeita os direitos em todas as suas complexidades, como o acesso ao lazer, ao saneamento básico, à moradia etc. Se conseguirmos isso, com certeza teremos uma cidade melhor para todos e novas relações”, ressalta Isabella.

De acordo com a diretora do Instituto, os dados do IRBEM serão ferramentas interessantes para direcionar o trabalho das organizações que atuam nesse campo. “Eles nos darão subsídios para definir quais temas devem ser prioritários de atuação, a partir da própria visão e interesse das crianças e adolescentes”.

Serviço:
Lançamento do IRBEM Criança e Adolescente
Dia: dia 23 de julho
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Teatro Anchieta, do SESC Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245 – São Paulo)
Inscrições: Clique aqui e faça já a sua inscrição
O Instituto Alana e o Instituto C&A são associados do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional