Pesquisa faz comparação global de investimento social corporativo

Por: GIFE| Notícias| 24/06/2013

Visando ampliar o conhecimento sobre ações globais sobre o campo de atuação do investimento social privado, o GIFE estabeleceu parceria com o CECP (Committee Encouraging Corporate Philanthropy) para, juntamente com a Comunitas – organização que visa promover o desenvolvimento social do Brasil por meio do engajamento dos diversos setores da sociedade, garantir a participação brasileira no Global Guide, uma das principais pesquisas sobre investimento social corporativo em todo o mundo.

A iniciativa cumpre um importante papel de extensão dos levantamentos nacionais realizadas, complementando os estudos de cada país com análises a partir de dados globais. Para os participantes, além de melhorar a forma de reportar suas ações e resultados, permite a comparação com seus pares multinacionais, sendo uma importante ferramenta de benchmarking.

A pesquisa, exclusiva para empresas, levanta três questões: investimento social total, investimento social por país e tendências sobre doações para o governo e financiamento de empreendedores sociais. Esses dados, coletados anualmente com grandes empresas públicas e privadas, apontam tendências do investimento social por indústria e contribuem para análises comparativas.

A parceria estabelecida com o CECP permite que, além do relatório completo, empresas associadas ao GIFE e à Comunitas que participarem da pesquisa recebam um relatório específico, que compara o investimento social corporativo brasileiro com o do resto do mundo.
Dentre as ações de ampliação das visões globais, o GIFE participa do alinhamento global sobre coleta de dados, realizado pela WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support), organização global que reúne associações de investidores sociais e instituições de apoio ao setor.

Em fevereiro, o GIFE se reuniu com um grupo de representantes da filantropia global para o “Global Consultation on Philanthropy Data” com o objetivo de construir diretrizes para gerar uma visão comum de como as organizações presentes no encontro e outras interessadas podem colaborar na criação de uma cultura local de coleta de dados e como compará-los de forma global.

Sobre o CECP
O CECP é uma organização norte-americana que reúne e articula em âmbito global executivos de grandes corporações para discutirem questões relacionadas ao investimento social corporativo. Entre as ações de produção de conhecimento sobre o ISP corporativo e benchmarking entre empresas está o Global Guide.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional