Pesquisa reconhece programas do Oi Futuro

Por: GIFE| Notícias| 03/12/2007

O programa Conecta, desenvolvido pelo Oi Futuro – instituto de responsabilidade social da Oi – é a maior iniciativa privada de inclusão digital do país, de acordo com dados do Mapa de Inclusão Digital realizado pela Ong Midiateca e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O programa, que aparece com 1,48 mil pontos na pesquisa, atende a 2 milhões de jovens e professores em escolas públicas de 14 estados do Brasil.

A iniciativa fica atrás apenas dos dois maiores programas de inclusão digital do governo federal, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e o Governo Eletrônico (Gesac). O ProInfo, segundo a pesquisa, conta com 4,26 mil pontos de inclusão e o Gesac com 3,58 mil.

O Mapa de Inclusão Digital foi um dos projetos selecionados em 2005 pelo programa Novos Brasis do Oi Futuro, que apóia o desenvolvimento de iniciativas sociais que apliquem tecnologias da informação e da comunicação a favor da cidadania. De acordo com o estudo, existem cerca de 16,72 mil telecentros ou pontos de inclusão digital (PIDs) em três mil municípios brasileiros. Os pontos (PIDs) mapeados na pesquisa são locais com um ou mais computadores para acesso público à Internet ou apenas para treinamento em informática.

Outro programa do Oi Futuro, o Tonomundo, aparece no mapa como a quinta iniciativa do terceiro setor com maior número de pontos de inclusão. Com 168 pontos, o Tonomundo é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar as escolas em centro irradiadores de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes.

Nos três mil municípios pesquisados, o estudo mostra que existem um total de 108 iniciativas desenvolvidas pelas três esferas do Governo (federal, estadual, municipal) e pelo terceiro setor. O mapa virtual, que está disponível no site http://inclusao.ibict.br, oferece subsídios para implementação de políticas públicas e para a tomada de decisões de gestores envolvidos com o tema.

Para mais informações, acesse: Oi Futuro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional