Pinheiro Neto Advogados é novo associado ao GIFE

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2010

O escritório Pinheiro Neto Advogados é o mais novo associado à Rede GIFE de Investimento Social Privado. Fundado em 1942, por José Martins Pinheiro Neto (1917-2005), a organização desde cedo demonstrou preocupação filantrópica, visto os trabalhos pró-bono que realizou para entidades como Associação Sociedade de Cultura Artística, Câmara Britânica de Comércio e a Cultura Inglesa, Fundação Antônio Prudente, Cruz Vermelha e a AACD.

Até o ano de 2007, o escritório investia em cerca de 50 instituições brasileiras diferentes. No entanto, com o surgimento da Comissão de Responsabilidade Social, em 2008, a organização elaborou metas básicas que fundamentariam suas ações: criar um relacionamento mais efetivo do escritório com as instituições beneficiadas e estabelecer parâmetros de prestação de contas e de checagem dos resultados alcançados por elas.
A comissão, assim, decidiu que educação – para crianças, adolescentes e jovens –, seguida de cultura e meio ambiente deveriam balizar os investimentos do PNA.
Esse é o caso do projeto Som, Ritmo e Movimento, que viabiliza a promoção de atividades culturais sistemáticas de Dança, Teatro, Musicalização, Capoeira e Práticas Desportivas, desenvolvido desde 2005 nas 43 organizações conveniadas à Ação Comunitária, em bairros da zona sul da capital paulista e nos municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
Em 2009, PNA sugeriu a criação de uma orquestra de cordas e, para tanto, patrocinou a compra de todos os instrumentos para dar início às aulas ao Ensino Coletivo de Instrumentos de Corda. Anualmente, a Ação Comunitária promove uma Mostra Cultural, na qual os alunos se apresentam.
Outros projetos são o Empresa Cidadã, Primeiras Letras e Crê-Ser. Enquanto o primeiro é uma adoção de programas sociais elaboradas por organizações sociais, o segundo volta-se à educação infantil de pré-escola e ocorre em bairros onde não há creches, pré-escola da rede pública ou o número de vagas não atende à demanda.
Já o Crê-Ser é um programa complementar ao ensino formal e formação cidadã de alunos de escolas públicas, que tem como princípio básico a integração de propósitos e ações educativas com a família, escola e a comunidade. Acontece no período em que a criança e/ou adolescente não estão na escola.
Outra ação realizada pelo escritório é uma parceria com a Associação Parceiros da Educação, que tem sede no bairro da Glória, com a finalidade de melhorar o ensino e o aproveitamento de alunos.

Veja também outras ações do Pinheiro Neto Advogados
Humano e Selvagem: O Limite da Distância
Pinheiro Neto Advogados é patrocinador da mostra “”Humano e Selvagem: O Limite da Distância””, em exibição no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ), de 10.7.2007 a 10.8.2007. Organizada pela RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, a mostra virá posteriormente à São Paulo e será exibida no Aeroporto Internacional de Cumbica.
Carbon Free
Pinheiro Neto Advogados é o primeiro escritório de advocacia Carbon Free no Brasil. Neutralizamos nossas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de reflorestamento capaz de absorver quantidade equivalente de carbono da atmosfera.
Alfabetização Solidária
Organização não-governamental que atua na redução dos índices de analfabetismo no Brasil através de parcerias com empresas e instituições de ensino.
United Way International
Filiada à United Way International, é uma organização social sem fins lucrativos, que coordena projetos e ações sociais voltadas para as causas Juventude e Trabalho.
Ação Comunitária do Brasil
Entidade não-governamental que visa a inclusão social de crianças e jovens de comunidades carentes através de projetos de educação, cultura e cidadania.
Casa de Apoio Pastoral da Saúde da Granja Viana
Entidade beneficente que atende carentes da região com o objetivo de melhorar sua saúde física, mental e espiritual.
Projeto Dançarte
Projeto cultural de dança contemporânea direcionado a jovens adolescentes de comunidades carentes nos arredores de São Paulo.
Planeta Água
Projeto de educação ambiental apoiado pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Governo do Estado de São Paulo que tem como foco ensinar alunos da rede pública a preservar o planeta e seus recursos naturais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional