Planejamento e avaliação são imprescindíveis em mídias sociais

Por: GIFE| Notícias| 01/10/2012

O uso das redes sociais está cada vez mais presente no cotidiano das organizações da sociedade civil e dos investidores sociais. No entanto, ainda é um desafio para as equipes de comunicação desenvolver uma estratégia eficaz para mobilização por meio dessas redes.
Como fazer uma campanha de mobilização que seja eficaz? Como mensurar e avaliar os resultados alcançados no trabalho das redes sociais?

Essas foram questões abordadas no Painel Temático de Comunicação sobre mídias sociais, realizado pelo GIFE aos seus associados, em parceria com o Instituto Ressoar e o Sesc, na manhã do último dia 27, em São Paulo.

O evento contou com a presença do co-fundador da empresa Setor Dois e Meio, Percival Caropreso, especialista em trabalhos de comunicação e marketing para o terceiro setor. Percival iniciou as apresentações norteando o público presente. “Mobilizar o público alvo é mover este público para onde a organização quer. É importante ter um objetivo traçado, para que a comunicação esteja a serviço da causa”, enfatizou Percival.

Representando o Greenpeace Brasil, a responsável pela captação de recursos online Amanda Fazano apresentou o case “Desmatamento Zero”, que já atingiu mais de 500 mil assinaturas online, e a campanha “Liga da Floresta”, com mais de 15 mil acessos diários ao site da ação. Ela demonstrou aos profissionais presentes no evento como foi o início do planejamento, mais estratégico, para o uso das redes sociais em prol de seus objetivos.

Planejamento este defendido também pela diretora da Ader&Lang Consultoria, Flavia Lang, que enfatizou a importância de as estratégias de mídias sociais estarem alinhadas ao planejamento de comunicação como um todo. “É importante que exista profissionais qualificados para atuarem nas redes sociais. Este profissional deve estar sempre bem informado para saber identificar também as necessidades do público, saber redigir de forma a não gerar interpretações errôneas, mesmo as respostas tendo que ser rápidas.”, ressalta Flávia.

Ponto forte do evento, a questão sobre monitoramento e mensuração de resultados ainda é grande desafio para os profissionais de comunicação. Os convidados puderam ter contato com as ferramentas que existem para que algumas métricas sejam traçadas. Ferramentas estas apresentadas pelo responsável pelas redes sócias do Catraca Livre, Andreson Meneses ( acesse aqui a apresentação com as ferramentas). A rede Catraca Livre atinge 7 milhões de pessoas no facebook, e têm 550 mil fãs nesta mesma rede social. Anderson trouxe um aspecto importante ao enfatizar que participação nas redes sociais é diferente de engajamento. Para o público alvo estar engajado é necessário que ele esteja conectado a sua marca, em um sentido mais profundo.

Voltado a seus associados, o Painel Temático de comunicação acontece anualmente, com a intenção de abordar aspectos relevantes e trazer cases que contribuam para a gestão comunicacional do terceiro setor.

Para acessar a apresentação do Percival Caropreso,clique aqui
Para acessar o case do Greenpeace, clique aqui
Para acessar o conteúdo apresentado pelo Catraca Licre, clique aqui

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional