Planejamento estratégico é essencial para ações sociais

Por: GIFE| Notícias| 09/08/2010

Nos dias 13 e 14 de agosto, o GIFE realiza o quarto módulo da edição 2010 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo. Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, a aula terá como tema Planejamento Estratégico para Ações Sociais.

Além de abordar a importância e as possíveis dimensões e etapas de um processo de planejamento estratégico, o curso fornecerá instrumentos fundamentais para a sua elaboração e promovendo a troca de experiência entre os participantes. “”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.
Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor Antônio Luiz de Paula e Silva, associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), que desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Ele também é Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001).
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
Veja alguns tópicos do conteúdo programados pelo consultor:
– Conceito de planejamento estratégico e referência aos diversos modelos disponíveis para a sua elaboração;
– O processo de planejamento: variáveis principais, etapas (arque)típicas e dicas de condução;
– Conteúdo do planejamento: elementos da identidade institucional, dinâmica da sustentabilidade, dilemas (arque)típicos e itens de um plano de ação.
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].

Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos

17 e 18 de setembro
Consultor: João Paulo Altenfelder é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos.

Módulo 6 – Gestão de projetos Culturais
29 e 30 de outubro
Consultor: Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. É um dos fundadores do CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. Em abril de 2007 foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor: Eleno Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.
Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional