Planejamento estratégico é foco de qualificação

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2011

Desenvolver e aprimorar conceitos e habilidades para o planejamento estratégico em organizações sociais. Este é um dos objetivos do terceiro módulo da edição 2011 do Curso Ferramentas de Gestão, em São Paulo, que será realizado nos dias 30 e 31 de maio.

Promovido com apoio do Instituto Itaú Cultural, o curso, Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.
Assim, o programa é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.
Para ministrá-lo, foi convidado o consultor Antônio Luiz de Paula e Silva, Associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001).
Conteúdo
* Conceito de planejamento estratégico e referência aos diversos modelos disponíveis para a sua elaboração
* O processo de planejamento: variáveis principais, etapas (arque)típicas e dicas de condução
* Conteúdo do planejamento: elementos da identidade institucional, dinâmica da sustentabilidade, dilemas (arque)típicos e itens de um plano de ação
Esta edição do Ferramentas de Gestão em São Paulo contará ainda com mais seis módulos (dois dias das 9h às 18h). Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente de Programado do GIFE, André Degenszajn.
As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE do site www.gife.org.br, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY.
Programação
Módulo 4 – Administração e Finanças para Organizações da Sociedade Civil
Data – 4 e 5 de agosto.
Consultor:
Eleno Paes Gonçalves Junior
Módulo 5 – Elaboração e Avaliação de Projetos
Data – 11 e 12 de agosto.
Consultora:
Simone Coelho
Módulo 6 – Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil
Data – 18 e 19 de Agosto
Consultor
João Paulo Altenfelder
Módulo 7 – Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
Data – 29 e 30 de Setembro
Consultores
Ismael Rocha
Judi Cavalcante

Módulo 8 – Negócios Sociais e Empreendedorismo
Data – 17 e 18 de Outubro
Consultora
Vivianne Naigeborin

Módulo 9 – Gestão do Investimento Social Privado em Cultura
Data -28 e 29 de Novembro
Consultores
Leonardo Brant
José Mauricio Fittipaldi

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional