Organizações lançam “Plataforma Alfaletrar” para apoiar educadores no desafio de alfabetizar crianças

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2016

Já está no ar a nova Plataforma Alfaletrar, que visa contribuir para o desenvolvimento profissional de professores e gestores de educação envolvidos na alfabetização e letramento de crianças, um dos grandes desafios brasileiros, previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação. A iniciativa é uma parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Fundação Lemann e a Pearson.

A Alfaletrar surgiu a partir de aliança do Cenpec com a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Soares, uma das maiores especialistas em alfabetização do país, que desde 2007, idealizou e coordenou uma política pública sistêmica de desenvolvimento profissional de todos os alfabetizadores em escolas municipais de Lagoa Santa (MG). A iniciativa tem resultado na melhora dos indicadores educacionais da rede, entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que passou de 4.5 em 2007 para 6.2, em 2015, acima da meta prevista.

Outro dado que mostra o sucesso da política implementada em Lagoa Santa é a proficiência dos estudantes da rede municipal, que vem crescendo de forma significativa. De acordo com análise do Qedu, o percentual de alunos da cidade com aprendizagem adequada no 5º ano do Ensino Fundamental em Leitura passou de 48% em 2009 para 61% em 2013, evolução maior do que a ocorrida no conjunto das redes municipais de ensino no país, cujo crescimento foi de 28% para 32% no mesmo período.

Todos os detalhes do trabalho realizado no município mineiro estão disponíveis na Alfaletrar. “A experiência de Lagoa Santa demonstra avanços concretos no aprendizado das crianças. Essa é uma oportunidade para disseminar a metodologia para outros municípios e Estados, melhorando o processo de alfabetização no Brasil”, comemora Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, que apoia o projeto.

A expectativa é que a Alfaletrar ajude a mudar o cenário da educação no Brasil. Dados recentes do IBGE apontam que o país ainda tem 600 mil crianças fora da pré-escola e só 11% das matriculadas têm leitura plena. Além disso, cerca de 1,7 milhão de jovens acima de 15 anos estão fora da escola; e 13 milhões de jovens acima de 15 anos são analfabetos plenos.

“A plataforma Alfaletrar está diretamente alinhada com nossa missão que é garantir que todos os alunos brasileiros tenham uma educação de qualidade. Sua abordagem sistêmica fornece não apenas bons conteúdos para os professores, mas também põe em pauta a importância do envolvimento de gestores em uma política pública direcionada à melhoria da qualidade da aprendizagem da leitura e da escrita”, completa Denis.

O acesso aos conteúdos da Alfaletrar está dividido em fases. Nessa primeira etapa, todos os interessados podem ter acesso a uma grande vitrine do trabalho de Lagoa Santa, com conceitos e instrumentos práticos, por meio de um ambiente interativo e amigável. A partir de outubro, estarão disponíveis cursos gratuitos mediados para os professores sobre três eixos do currículo de Língua Portuguesa: leitura, produção de texto e sistema de escrita.

A terceira etapa, em 2017, será voltada aos gestores e procurará ampliar a experiência de Lagoa Santa, por meio de sua validação no município de Ilhabela (SP), a fim de beneficiar mais cidades que queiram executar políticas públicas de alfabetização e letramento semelhantes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional