Plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’ lança série lúdica com temas de interesse social

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 09/05/2022

Até o fim deste ano, a Fundação Rede Amazônica (FRAM), através da plataforma ‘Amazônia que eu quero‘, apresentará séries informativas sobre temas pouco discutidos na sociedade de uma forma leve, ilustrativa e rápida. O material vai ser exibido nas redes sociais do projeto, nos intervalos da programação da Rede Amazônica – afiliada à Rede Globo – e na programação do Amazon Sat.

O primeiro tema abordado é ‘Zona Franca de Manaus’. O vídeo faz um balanço com a definição, números atualizados, objetivo e benefícios do polo industrial que representa o segundo maior setor econômico da região.

O próximo tema a ser abordado será mineração, que terá o mesmo formato e será divulgado a partir de junho.

Sobre a plataforma ‘Amazônia que eu quero’

Em setembro de 2021, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou a plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’, com objetivo de promover debates sobre assuntos fundamentais no dia a dia de quem vive na região norte, ampliar a capacidade de análise da população, levantar informações da gestão pública e apontar caminhos a partir da discussão entre especialistas com a sociedade civil. O projeto promove fóruns, ações on-line e presenciais para o engajamento da população em torno de câmaras temáticas. Para a edição do ano de 2021, o tema abordado foi ‘Caminhos da Democracia’, que discute pautas voltadas à infraestrutura, acesso à saúde, energia limpa, empreendedorismo, inovação e florestas.

A transmissão dos fóruns ocorre pelo canal da Fundação Rede Amazônica no Youtube e ainda, através da Amazon Sat. O CEO do Grupo Rede Amazônica (GRAM), Phelippe Daou Júnior, explica o objetivo da iniciativa.

“Amazônia Que Eu Quero” é um projeto de cidadania. Um projeto que visa, por um lado, ter um nível de cobrança importante da maneira mais construtiva possível, com relação aos nossos representantes, dizendo o que fazem, quais seus projetos e suas ações. Por outro lado, o que eu diria o mais importante, é conscientizar a população do que efetivamente é viver numa democracia”, declarou.

A diretora institucional da FRAM, Mariane Cavalcante, afirma que as ações serão realizadas em todos os estados onde o GRAM está presente – Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

“Cada fórum vai debater um tema específico, que são: infraestrutura, energia limpa, acesso à saúde, empreendedorismo e inovação e florestas. Os fóruns serão compostos por um time de especialistas, um comitê, que junto com a população vai propor dez ações concretas que vão fazer a diferença dentro desses temas”, explicou.

Já em 2022, a plataforma lançou outros dois fóruns, com temas voltados a energia limpa e a Zona Franca de Manaus, com base no cenário econômico do estado, principalmente após as últimas decisões do governo federal. E palestras em universidades de vários Estados com tema ‘Políticas Públicas’.

Até o mês de junho, o projeto deve realizar outros dois fóruns e três ações palestras para universitários de jornalismo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional