Plataforma criada pela Fundação Lemann  reúne ferramentas educacionais inovadoras

Por: GIFE| Notícias| 08/02/2016

Ao unir as principais ferramentas tecnológicas educacionais, conteúdos diversificados e cursos de formação online ligados à aplicação da tecnologia em sala de aula, o “aprenda.online” – plataforma criada pela Fundação Lemann – tem se tornado um espaço de destaque para alunos e professores que querem aprimorar seus conhecimentos nos mais diversos temas.

Mais de 100 mil usuários já acessaram o ambiente virtual desde quando foi lançado, em setembro do ano passado. “A Fundação Lemann entende a tecnologia como aliada do aprendizado e da personalização do ensino. Por isso, a iniciativa de concentrar em uma única plataforma as melhores soluções e ferramentas educacionais gratuitas, visando atingir 30 milhões de usuários”, comenta Lucas Machado, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

A plataforma concentra aplicativos educacionais, formações das melhores universidades do mundo, incluindo a USP e a Unicamp, além de exercícios, simulados, videoaulas, dicas e jogos educacionais. Todo o conteúdo foi mapeado pela Fundação e por um grupo de curadores e parceiros especialistas. São mais de 200 mil atividades disponíveis.

“Buscamos traduzir, financiar ou nos associar a iniciativas promissoras para o aprendizado, independente de onde elas tenham surgido. A escolha de novos produtos é realizada tanto pelo incentivo a empreendedores nacionais em Edtech, quanto na prospecção das iniciativas de maior impacto internacionalmente”, comenta Lucas.

Até o momento, as três ferramentas mais acessadas são: o “Khan Academy”, que é o maior site gratuito de Matemática do mundo, com milhares de videoaulas e dicas para aprender da soma básica ao cálculo, e foi traduzido para o português com apoio da Fundação; o  “YouTube EDU”, que oferece videoaulas com temas e conteúdos que cobrem disciplinas do Ensino Fundamental ao Médio; e o “Geekie Games”, um desafio inteligente que identifica as necessidades de cada aluno já no teste inicial e, então, recomenda materiais e exercícios específicos.

Os usuários da plataforma podem também indicar novos materiais, que são avaliados pela equipe da Fundação Lemann.

Há ainda outras ferramentas desenvolvidas pela Fundação que estão disponíveis no ambiente virtual, como o “EDU.app”, um aplicativo criado em parceria com o YouTube EDU que traz exercícios, dicas de prova e orientações com um foco especial no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tudo organizado de acordo com o conteúdo e os critérios da prova.

O aprenda.online pode ser acessado pelo computador, tablet ou celular. Clique aqui para conhecer a plataforma.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional