Plataforma digital incentiva troca de conhecimento sobre gestão pública

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2017

Com a proposta de possibilitar o compartilhamento de experiências e boas práticas de administração pública entre gestores dos municípios brasileiros, a organização Comunitas acaba de lançar a plataforma digital Rede Juntos. A ferramenta foi criada a partir da sistematização de projetos do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de levar essa experiência para escala nacional.

A iniciativa envolve líderes empresariais e a sociedade civil no debate de ações para a melhoria da gestão pública e aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos. Até agora, o programa já passou por 15 cidades brasileiras por meio de mais de 70 frentes de trabalho, atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

A ideia da plataforma Rede Juntos – que conta com versões para web e mobile – é disponibilizar os recursos já utilizados em projetos de sucesso junto a alguns municípios de forma que a gestão seja independente e replicável, além de possibilitar o contato direto de gestores responsáveis por determinados projetos, facilitando a interação.

No espaço virtual é possível acessar uma série de conteúdos especializados em administração pública, como cartilhas sobre aprimoramento de compras governamentais e licenciamento Urbano, além de vídeos e webinários, assim como boas práticas. Entre as compartilhadas na plataforma está, por exemplo, o modelo criado por Pelotas (RS), cidade pioneira em implantar o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). Já em Paraty (RJ), houve um inédito recadastramento imobiliário. Entre 15 mil imóveis, 3 mil deles nunca tinham recolhido IPTU.

O portal conta com diversos parceiros, como a Universidade de Columbia (EUA), a Fundação Getúlio Vargas e a EACH-USP.

Clique aqui para acessar a plataforma.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional