Plataforma Escola Digital traz novidades para práticas educativas mais dinâmicas

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2015

A Escola Digital, uma plataforma de busca de objetos digitais de aprendizagem criada pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, traz diversas novidades neste ano para que, cada vez mais, educadores e gestores públicos possam utilizar deste espaço virtual para melhorar as práticas educativas.

Criada em 2013, a Escola Digital reúne mais de 4500 objetos digitais de aprendizagem, entre vídeos,  games, animações, videoaulas, infográficos e mapas, entre outros, categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia e idioma, em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entre as novidades deste ano, está o lançamento feito no dia 20 de agosto de uma formação online disponível na plataforma voltada aos professores. Durante o curso, os educadores irão debater a respeito da relação do currículo com as tecnologias, assim como entender melhor de que forma podem utilizar os recursos disponíveis da plataforma em sua área de atuação.

“Acreditamos muito no uso das diferentes linguagens para potencializar as aprendizagens. E as novas tecnologias expandem as oportunidades para que possamos aprender de diversas formas. Por isso, a plataforma traz um benefício muito grande tanto para o professor, que pode usar o material que já passou por uma curadoria de especialistas do TIC Educa para planejar as suas aulas, como para os alunos, que podem apronfundar conhecimentos discutidos em sala de aula, quanto para as famílias, que podem também acessar o espaço virtual e buscar novas informações para ajudar os seus filhos no processo de aprendizagem”, comenta Milada Tonarelli Gonçalves, gerente de projetos da Fundação Telefônica Vivo.

Em 2015, o grupo de investidores pretende também disseminar ainda mais as novas funcionalidades que foram agregadas à plataforma, como a possibilidade de personalizar a identidade visual e a customização deste espaço virtual para as secretariais municipais de educação, algo que tem atraído a atenção dos gestores públicos. O mais novo parceiro é o município de Jacareí, no interior de São Paulo, inclusive, que a partir da customização criou em agosto o EducaMais Digital, plataforma educacional que está disponível para estudantes, familiares e educadores.

Além de Jacareí, a Escola Digital possui versões customizadas em São Paulo – o primeiro, Fortaleza, Salvador, Mogi Mirim, Potim, Pará e Paraná e, em breve, será lançada também em Santa Catarina e Caçapava. Além dos materiais já disponíveis na Escola Digital, os portais customizados podem incorporar objetos de aprendizagem específicos de acordo com a demanda de cada rede de ensino. “Essa proposta está se mostrando um sucesso, pois tivemos uma adesão bem interessante em um primerio ano de oferta da customização. Já estamos em conversa com outros locais, como o governo do Estado do Espírito Santo e da cidade de Manaus”, destaca Mila.

No espaço virtual, há também ferramentas disponíveis de interatividade e colaboração. Assim,  os professores podem compartilhar suas experiências e também indicar outros objetos de aprendizagem para que possam fazer parte do banco da plataforma. O site também indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem, o trabalho com temas transversais e a realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas.Em 2014, a Escola Digital ultrapassou a marca de 415 mil acessos.

A gerente de projetos da Fundação Telefônica Vivo destaca ainda a importância da parceria entre as três organizações para o aprimoramento da iniciativa. “Para nós, desde 2012, tem sido uma premissa cada vez maior em trabalhar em colaboração. E, a partir deste experiência, já aprendemos muito, como a necessidade de se ter uma governança bem organizada, alinhar as expectativas de cada parceiro e reportar e comemorar os resultados juntos. Em projetos realizados em parceria, temos a oportunidade de complementar as expertises, otimizar recursos e dar mais capilaridade às iniciativas”, comenta.

O Instituto Inspirare, o Instituto Natura e a Fundação Telefônica Vivo são associados do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional