Plataforma gratuita de ensino online é lançada no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 13/10/2014

O Projeto Coursera Brasil acaba de ser lançado no Brasil. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Lemann e o Coursera – plataforma de ensino que oferece cursos online e gratuitos em diversas áreas de conhecimento – e tem como objetivo viabilizar o acesso desses conteúdos por estudantes brasileiros, a partir da tradução dos cursos.

O Coursera foi criado por universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pensylvania e, atualmente, reúne 88 instituições relevantes no cenário mundial. Em 2013, o conteúdo começou a ser traduzido para o português, a fim de incentivar sua utilização pelo público brasileiro, além de ampliar sua presença no país.

Com essa parceria, a Fundação Lemann e o Coursera pretendem popularizar no Brasil cursos online oferecidos por instituições de ponta, além de estimular a disponibilização de cursos produzidos por instituições brasileiras na plataforma. Em setembro, USP, UNICAMP e a própria Fundação Lemann já disponibilizaram conteúdos no Coursera, nas áreas de finanças, empreendedorismo e formação para gestores escolares.

Outro objetivo da iniciativa é acompanhar a evolução dos MOOCs – Massive Open Online Courses (Cursos online gratuitos e massivos, em livre tradução) no desenvolvimento da educação. Os MOOCs são uma ferramenta inovadora no ensino à distância e sua dinâmica indica novos caminhos para a educação de forma geral, não só a de nível superior.

Universidades brasileiras interessadas em disponibilizar seus cursos pela plataforma devem entrar em contato pelo e-mail ([email protected]).

Tradução dos cursos

Nessa fase inicial do projeto, apenas as vídeo-aulas dos cursos mais populares no Brasil foram traduzidas para o português, por meio de tradutores voluntários. Outras atividades, como exercícios, avaliações, atendimento online e fóruns não serão traduzidos nessa etapa.

A lista de cursos pode ser conferida no site da Fundação Lemann.

Os interessados em participar já podem se matricular e acompanhar as vídeos-aulas legendadas. Para isso, é necessário criar uma conta na plataforma e acessar os materiais.

Um passo a passo em português foi disponibilizado no site para que alunos que não falam inglês possam fazer seu cadastro e acessar os cursos.

Convocando voluntários

Para traduzir as vídeo-aulas, o Coursera conta com o trabalho de um time de voluntários. As traduções ainda estão em andamento e, por isso, novos parceiros ainda estão sendo recrutados, alinhando as demandas de trabalho com os temas de interesse e especialidade de cada um.

Interessados em se tornar tradutores devem acessar o edital e preencher o formulário. Além de contribuir para a promoção do acesso à educação, aqueles que participarem do projeto receberão certificado emitido pelas instituições parceiras do projeto e serão mencionados nos créditos finais do vídeo.

Para acessar mais informações sobre a iniciativa, programação e prazo para realização das matrículas nos cursos, acesse o site da inciativa.

A Fundação Lemann é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional