Plataforma Khan Academy chega à Fundação CASA de São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2014

Uma parceria firmada entre a Fundação CASA do Estado de São Paulo e a Fundação Lemann possibilitará que jovens cumprindo medida socioeducativa de internação aprendam matemática, utilizando a plataforma Khan Academy – maior site online e gratuito de ensino de matemática do mundo.

A parceria está em fase experimental e, ao todo, mais de 140 jovens já estão acessando a ferramenta. Seis CASAs estão participando dessa primeira etapa, que vai até dezembro de 2014. Entre elas, as CASAs Rio Tâmisa, na zona leste da capital paulista; Morro Azul, em Limeira; Novo Tempo, em Franco da Rocha; Madre Teresa de Calcutá I e II, em Iaras; e Taubaté.

Ao final dessa etapa, o trabalho realizado será avaliado e, se considerado positivo, a Khan Academy será implementada nos centros socioeducativos de todo o estado de São Paulo.

Uma ou duas vezes por semana, os jovens do Ensino Fundamental e Médio participam de oficinas, cada uma com uma hora e meia de duração. Durante as oficinas, que acontecem nos laboratórios de informática dos centros socioeducativos, eles acessam os conteúdos da Khan Academy, com mais de 300 mil exercícios e 1000 videoaulas. O acesso à internet é restrito à plataforma. Os jovens da Fundação CASA que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), se prepararam para a competição utilizando a ferramenta.

Para implementação do projeto, aproximadamente 30 coordenadores pedagógicos, pedagogos e agentes educacionais formados em matemática foram capacitados para utilizar a plataforma nas aulas da disciplina.

Segundo a superintendente Pedagógica da Fundação CASA, Marisa Fortunato, o objetivo da parceria é, principalmente, auxiliar os jovens que possuem dificuldade na matemática, que pode ser aprendida de maneira mais interativa e divertida. “A vantagem da Khan Academy é que se utiliza da linguagem da internet, que é mais atraente aos jovens”, afirma Marisa.

Sobre a Khan Academy

A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 2008, com o objetivo de oferecer educação de qualidade para qualquer pessoa em qualquer lugar. A plataforma traz exercícios que abordam da aritmética ao cálculo, passando por álgebra e geometria e, só em 2013, foi utilizada por mais de 50 milhões de pessoas.

No Brasil, a Khan Academy é um projeto da Fundação Lemann em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, Ismart e Fundação Telefônica e, desde janeiro desse ano, já disponibiliza conteúdo em português. Além dos jovens da Fundação CASA, mais de 70 mil alunos de escolas públicas – do Ceará ao Paraná – já estão utilizando a ferramenta no Brasil.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse o site da Fundação Lemann.

A Fundação Lemann, o Instituto Natura, o Ismart e a Fundação Telefônica são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional