Plataforma mostra como tornar uma cidade sustentável

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2010

Qual o papel que cabe a cada pessoa para tornar sua cidade mais sustentável? O ponto de partida pode ser visto na recém lançada Plataforma Cidades Sustentáveis, produzida pelo Movimento Nossa São Paulo e pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Em versões impressa e online, o documento reúne 73 experiências de diversos países, divididas em doze eixos temáticos. Embora tenha sido preparado para servir de referência a gestores públicos, o material é rico em informações que podem ser seguidas (ou exigidas) por todos aqueles que se preocupam com o planejamento de políticas públicas e programas de governo.
Não por acaso, durante o lançamento da Plataforma, realizado no último dia 21, o economista e professor Ladislau Dawbor reforçou a importância de a sociedade como um todo se envolver mais nesses planejamentos. “Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria do seus processos. Tão simples assim.”
Os eixos foram inspirados nos compromissos lançados em 1994 na I Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis, na cidade dinamarquesa Aalbord, onde foi aprovado o documento base denominado de “Carta de Aalborg”. Aos dez eixos da carta, foram acrescidos outros dois, para adaptar os temas à realidade brasileira.
São eles: Governança; Bens Naturais Comuns; Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz ; Gestão Local para a Sustentabilidade ; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade ; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável ; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para a Saúde ; Do Local para o Global.
Oded Grajew, integrante do colegiado de apoio do Nossa São Paulo, destacou durante o evento que hoje “as cidades ocupam um lugar central na discussão do modelo de desenvolvimento”. No entanto, há uma fragilidade no debate sobre programas de governo dos candidatos, “onde se debate muito pouco o que pretendem os candidatos, o aprofundamento da discussão, o que interessa realmente à população.”
O trabalho é rico no detalhamento das ações. Entre a construção de ciclovias em Bogotá (Colômbia), eco-bairros londrinos, e aquecedores solares na China, a Plataforma ainda mostra a importância da responsabilidade social das empresas na hora de fazer realmente a diferença.
O Movimento Nossa São Paulo enviou logo depois do evento uma carta-compromisso aos governantes dos municípios e estados brasileiros. De acordo com o coordenador da Secretaria-Executiva do Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, as práticas foram escolhidas com o objetivo de mostrar a diversidade temática e regional, “em municípios muito pequenos, pequenos, médios e grandes”.
Durante o lançamento da publicação, candidatos ao governo do Estado de São Paulo e ao Senado Federal, que estiveram presentes no evento, assumiram o compromisso público para uma gestão pró-desenvolvimento sustentável.
Os candidatos ao governo de São Paulo que se comprometeram a seguir essa linha foram: Aloísio Mercadante (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Búfalo (Psol) e Paulo Skaf (PSB). O candidato ao governo pelo PV, Fábio Feldman, deverá assinar a carta, informou seu candidato a vice, Rogério Meneses, presente no evento.
Dos candidatos ao Senado, assinaram a carta, Ricardo Young (PV), Romeu Tuma (PTB), Marta Suplicy (PT), que se manifestou por carta enviada ao Nossa São Paulo, e Aloísio Nunes Ferreira (PSDB).

Com informações do Movimento Nossa São Paulo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional