Pnud identifica situação desfavorável para população negra

Por: GIFE| Notícias| 05/12/2005

Se o Brasil fosse dividido em dois países, um de negros e outro de brancos, o primeiro ficaria em 105º lugar no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – equivalente ao de El Salvador e inferior ao do Paraguai -, enquanto o segundo estaria na 44º posição. A conclusão é do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2005 – Racismo, pobreza e violência, lançado em novembro pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O estudo identificou, a partir da análise das condições socioeconômicas da população brasileira, que os negros estão em situação desfavorável, no que diz respeito a todos os indicadores observados – renda, educação, saúde, emprego, habitação e violência.

São abordados na publicação os mitos raciais surgidos ao longo da história brasileira – como o racismo científico e a democracia racial -, a história e os desafios do movimento negro no país e a pobreza política a que a população negra está submetida. O Pnud também apresenta propostas para combater o racismo no Brasil

Dividida em seis capítulos, a obra é acompanhada de um CD do Atlas Racial Brasileiro, um banco de dados eletrônico que reúne a mais ampla série histórica produzida no Brasil com mais de cem indicadores sociais desagregados por cor/raça, abrangendo as cinco grandes regiões, os Estados e o Distrito Federal.

Para ler o Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2005 – Racismo, pobreza e violência, acesse www.pnud.org.br/rdh.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional