PNUD lança atlas social eletrônico na Paraíba

Por: GIFE| Notícias| 06/02/2006

A capital da Paraíba, João Pessoa, vai ganhar em breve um banco de dados eletrônico, com indicadores socioeconômicos e mapas detalhados. Trata-se do Atlas de Desenvolvimento Humano desenhado em encontros que reuniram representantes do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Prefeitura da cidade.

O trabalho, aos moldes do Atlas de Desenvolvimento Humano no Recife, será um sistema de informação por “”georreferência””, que apontará a localização exata, através de mapas, dos diversos “”equipamentos”” sociais – palavra que designa as escolas, postos de saúde, entre outras unidades de atuação do setor público. Isso facilitará a gestão de um plano diretor para os 660 mil habitantes de João Pessoa.

A importância da iniciativa se mede a partir da utilização do material. Espera-se que ele seja a base para o planejamento das ações da prefeitura e dos governos estadual e federal, como ferramenta similar às do setor privado. Em um exemplo simples, pode-se comparar o Atlas com pesquisas de renda e público elaboradas por empresários para apontar é o melhor lugar para construir um shopping ou hotel. Da mesma forma, o sistema pode ser referência na construção de espaços de lazer ou postos de saúde, em regiões onde se diagnosticou a falta desses espaços.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional