PNUMA seleciona projetos de construção sustentável em países em desenvolvimento

Por: GIFE| Editais| 25/01/2016

Estão abertas as inscrições, até o dia 4 de fevereiro, para o novo edital do Programa-Quadro de 10 anos para Consumo e Produção Sustentáveis (10YFP), uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A proposta é selecionar iniciativas desenvolvidas por governos e organizações sem fins lucrativos desenvolvidas em países em desenvolvimento e que se adequem ao Programa de Construção e Edifícios Sustentáveis (SBC). Serão apoiadas até três propostas que tenham orçamentos entre 100 mil dólares a 200 mil dólares, e duração de, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses.

Para participar, é preciso que os projetos atendam aos três pilares do desenvolvimento sustentável e respondam às prioridades e circunstâncias nacionais e regionais neste campo. Além disso, é necessário que tenham como base conhecimentos científicos, atendam às obrigações internacionais, incluindo, quando aplicável, as regras do Organização Mundial do Comércio (OMC) e considerem o uso de uma combinação de instrumentos eficientes, como a educação, formação de dados e atividades de investigação.

Entre os possíveis projetos a serem apoiados, estão aqueles que incentivem, por exemplo, a construção de habitações sustentáveis a preços acessíveis e sociais; promovam políticas de construção sustentável para o setor de baixa renda; mobilizem para a incorporação de políticas de SBC em programas de compras públicas; identifiquem e disseminem conhecimentos sobre ferramentas de análise no campo a fim de suportar a tomada de decisões para a eficiência dos recursos na construção; envolvam as partes interessadas nas cadeias de abastecimento para a eficiência dos recursos; entre outros.

Os interessados em concorrer devem acessar o site, ler o edital e enviar as propostas em inglês.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional