Podcast para crianças e jovens ensina como identificar e combater fake news

Por: GIFE| Notícias| 22/03/2021

Lançado em 2018, pela Panda Books, o livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News” foi a primeira obra infanto-juvenil a tratar do assunto com crianças e adolescentes. A produção da série teve o apoio do Edital Anual de Projetos, uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos e promovam a cooperação bilateral entre as duas nações. 

Na adaptação, o livro transformou-se em cinco episódios de podcast de vinte minutos cada, onde um grupo de estudantes é encarregado de desenvolver um trabalho escolar para entender o que são e quais os perigos de veicular informações falsas. 

No livro, o Esquadrão Curioso enfrenta um vilão chamado Fake Nilson, criador de uma grande organização mentirosa. Já no podcast, os quatro personagens da trama (Isa, Pudim, Léo e Débora) entrevistam onze jornalistas, educadores e formadores de opinião verídicos para a montagem de um trabalho escolar. Os episódios contam com atores profissionais que dublam os personagens e os convidados para colaborarem com informações sobre o tema. 

Fazem parte do elenco Mariana Elisabetsky (Mudança de Hábito, O Mágico de Oz e Grease), interpretando Isa; Arthur Berges (Um violinista no telhado, Rent e Chaplin – O musical), que dá voz ao Pudim; Luciana Ramanzini (Natureza Morta e Bento Batuca), no papel de Débora; e Hugo Picchi (Cocoricó e Irmão do Jorel – Cartoon Network), que faz Leo e o narrador.

Educadores que queiram implementar o programa com alunos do Ensino Fundamental e Médio poderão encontrar sugestões pedagógicas, perfil dos entrevistados e glossário de termos do podcast no site do programa.


Apoio institucional