Polinizadores da Amazônia

Por: Instituto Tecnológico Vale| Notícias| 14/06/2021

As abelhas têm papel fundamental na geração de renda para produtores locais em algumas regiões do Brasil. No Sudeste do Pará, a extração de mel de espécies sem ferrão é uma atividade econômica importante para agricultores de Canãa dos Carajás e Curionópolis. Na Amazônia, os produtos originados a partir destas abelhas também têm um alto valor agregado.

A atuação do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável no universo das abelhas ainda vai além. Desenvolvemos também pesquisas com foco na geração de conhecimentos sobre as espécies indígenas. Uma delas é o projeto Biofábrica de Abelhas Sem Ferrão, que estuda a ecologia, os produtos e a multiplicação das colônias, bem como a relação das abelhas com a flora.

Para rastrear o comportamento das abelhas, um microchip é fixado em seu corpo a fim de mensurar a distância de seus voos. O objetivo é estudar o comportamento do animal em seu ambiente natural.

Esses e outros estudos realizados resultaram na consolidação de um acervo que reúne mais de 40 espécies de abelhas indígenas nativas encontradas na Amazônia Oriental. Com uma seleção de imagens inéditas, o Guia Fotográfico de Identificação de Abelhas Sem Ferrão para Resgate em Áreas de Supressão Florestal levou cerca de três anos de pesquisa de campo e de busca por colônias de abelhas. Clique aqui e conheça.

Curiosidades sobre as abelhas. Você sabia?

As abelhas são fundamentais para a vida na Terra. Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), elas são responsáveis pela polinização (processo pelo qual as plantas com flores se reproduzem) de mais de 70 das 100 espécies de vegetais que fornecem 90% dos alimentos para um planeta habitado por sete bilhões de pessoas.

Apesar da importância das abelhas, estudos indicam que elas estão desaparecendo. Esse cenário, além de impactar a existência de mel e de flores, também pode resultar na escassez de alimentos. Maracujá, berinjela, pimentão e outras espécies vegetais, por terem flores com formas e tamanhos variados, precisam de polinizadores específicos. E a lista de frutas, vegetais e sementes que dependem das abelhas é longa: uva, limão, maçã, melão, cenoura, amêndoas e castanha-do-pará, entre outras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional