Politec investe em laboratório para pessoas com deficiência visual

Por: GIFE| Notícias| 29/12/2008

A Politec Global IT Services e a Biblioteca Braille Dorina Nowil inauguraram, em Brasília, o primeiro Laboratório de Software Livre do Centro-Oeste e Norte do País em meados de dezembro. O laboratório é voltado para pessoas com deficiência visual e contribuirá com a profissionalização delas.

Durante a inauguração, foi lançado um DVD de sinais de informática em Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada por deficientes auditivos. O material será entregue ao Instituto Nacional do Surdo (INES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, para inclusão dos sinais no Dicionário Brasileiro de Libras e para utilização nos cursos do Centro Educacional da Audição e Linguagem (Ceal).

O DVD foi produzido pelo programa de responsabilidade social Politec Solidária em parceria com o Ceal, o Brasília Java Users Group (DFJUG) e a produtora Olhar Multimídia. Traz imagens das aulas de informática em Libras e tem o objetivo de resgatar os sinais criados em cursos anteriores e atender às leis de apoio ao deficiente auditivo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje no Brasil mais de 6 milhões de deficientes auditivos. Só no Distrito Federal são aproximadamente 61.300 pessoas. Considerando os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) 3,4% dos brasileiros têm algum grau de surdez.

(Com informações do jornal A Gazeta Mercantil)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional