Por um ambiente mais favorável ao ISP

Por: GIFE| Notícias| 22/01/2007

Fernando Rossetti*

Duas linhas principais deverão marcar a atuação do GIFE neste próximo ano. Em primeiro lugar, o esforço em contribuir para a construção de um ambiente político, social e cultural mais favorável ao investimento social privado e ao terceiro setor como um todo. Em segundo lugar, a facilitação de encontros e eventos em que os associados à Rede GIFE e outros atores do terceiro setor possam debater, alinhar conceitos e formular ações coletivas, para obter maior impacto e mais resultado em termos de transformação social.

No Congresso Nacional, o Grupo de Afinidade em Marco Legal deverá buscar articular uma pequena frente parlamentar que apóie o debate e aprimoramento do marco legal do terceiro setor. Para isso, disporá de documento aprofundado, produzido ao longo de 2006, com as principais questões que afetam hoje o funcionamento das organizações da sociedade civil.

O GIFE também já tem compromisso com outros atores sociais, como Instituto Ethos, para promover debates e reuniões que aprofundem a visão e o impacto conjunto das ações de responsabilidade social empresarial e de investimento social privado.

A Rede GIFE de Investimento Social Privado, e seus 101 membros, também deverá colaborar para que o Compromisso Todos pela Educação atinja suas metas de o Brasil chegar a 2022 com uma educação pública de qualidade.

No campo da Cultura, há trabalhos em andamento para a criação de um Fórum do Investidor Privado em Cultura, envolvendo o próprio MINC e outras organizações empresariais brasileiras.

Após uma fase, em 2005 e 2006, de construção das metodologias de funcionamento dos grupos de afinidade, os “”clusters”” rede GIFE, o ano de 2007 deverá ver a consolidação dos principais grupos (Juventude, Educação, Cultura, Marco Legal, Indicadores etc.). Isso significa produzir resultados (eventos, publicações, mudanças legislativas) por intermédio de agrupamentos menores dentro da própria rede GIFE, e da articulação desses grupos com outros atores da sociedade.

* Fernando Rossetti é secretário-geral do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional