Por uma cidade melhor

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2007

*Oded Grajew

Na última terça-feira, dia 16 de maio, foi lançado um movimento que reúne dezenas de organizações da sociedade civil denominado Nossa São Paulo: Outra Cidade, criado a partir da constatação de que o atual processo político brasileiro tem abalado a já baixa credibilidade na atividade política, nas instituições públicas e na democracia. Escândalos vêm ocupando o noticiário e banalizando a questão ética, criando, pelos exemplos, um ambiente propício para a disseminação de práticas antiéticas, violentas e ilegais.

Ao mesmo tempo, debates e programas de interesse público, discussões sobre projetos estratégicos para as cidades, regiões e país perderam espaço na agenda nacional. Os cidadãos brasileiros desconhecem o programa do seu prefeito, governador ou mesmo do presidente da República e quais as metas a serem atingidas ao longo e no final do mandato.

Constatamos que é necessário viabilizar processos que, por sua exemplaridade, possam recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa.

O movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, calcado no espírito de pertencimento e transformação, pretende, por sua abrangência, representatividade, credibilidade, comprometimento e eficácia, construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas, visando oferecer uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

Aos candidatos a prefeito para as próximas eleições será oferecido um elenco de indicadores para servir de base para o programa de governo para a cidade e para cada uma das 31 subprefeituras. Será solicitado a cada candidato o compromisso com metas a serem alcançadas, para cada indicador, para a cidade e para cada uma das subprefeituras (fundamentais para reduzir a enorme desigualdade em São Paulo), e o detalhamento de como essas metas serão alcançadas.

Tentaremos sensibilizar os eleitores a pautar suas escolhas pela qualidade dos programas. Após as eleições, o programa será acompanhado pelo movimento por meio de uma análise periódica dos indicadores e das metas e de detalhada pesquisa de percepção da população sobre o andamento do programa.

Solicitaremos a cada candidato a vereador o seu projeto, e o movimento acompanhará os trabalhos na Câmara Municipal e a atuação de cada parlamentar para avaliar a compatibilidade entre os compromissos assumidos e sua atuação legislativa. Esses acompanhamentos terão uma ampla divulgação para que, no limite, cheguem ao conhecimento de cada paulistano durante e no final de cada mandato.

Adicionalmente, o movimento tentará mobilizar a sociedade para que apresente suas propostas para a cidade (que serão oferecidas a todos os candidatos), visibilizar programas municipais exemplares e empreender ações no âmbito de um programa de educação para a cidadania.

Foi esse modelo que, em Bogotá (Colômbia), que estava falida econômica e socialmente, produziu resultados fantásticos ao longo dos últimos 12 anos e, por isso, se espalhou por outras cidades. Lá, o prefeito escolhe auxiliares competentes, pois sabe que tem metas a cumprir, e sucessivos governos não interrompem os programas exitosos.

O movimento é absolutamente apartidário, congrega muitas lideranças, mas não tem presidente nem diretoria, é aberto à participação de organizações e empresas, se constituiu e se expandirá na forma de rede.

Os candidatos e partidos políticos com sensibilidade, visão política, compromisso público e amor por São Paulo e pelo Brasil certamente perceberão a enorme oportunidade que está sendo oferecida. Certamente saberão que, assim, poderão se valorizar diante da população e ganhar a confiança e a colaboração da sociedade. Foi assim que aconteceu em Bogotá, onde ganha o candidato com o melhor e mais detalhado programa, reelege-se e ganha notoriedade o governante que cumpre suas metas e o vereador que honra o seu mandato.

São inúmeras as parcerias do governo com a sociedade, e 32 mil contribuintes pagam voluntariamente 10% a mais de impostos, sem nenhuma compensação, pela confiança que têm na administração municipal.

Pretendemos iniciar essa revolução política em São Paulo e esperamos, se bem-sucedidos e com a colaboração de todos, contagiar pela exemplaridade o Brasil. Para maiores detalhes, acessem o site do movimento: www.nossasaopaulo.org.br

*Oded Grajew , 61, empresário, é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, idealizador do Fórum Social Mundial, idealizador e ex-presidente da Fundação Abrinq (1990-1998). Foi assessor especial do presidente da República (2003).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional