Portal inova e facilita a inserção profissional dos jovens

Por: GIFE| Notícias| 13/10/2009

Hoje, são mais de 50 milhões de jovens na faixa dos 15 aos 29 anos de idade iniciando sua trajetória em busca de oportunidades em educação e inserção no mundo do trabalho. Pesquisas recentes apontam que tais assuntos constituem, de fato, as maiores preocupações da juventude. Afinal, os jovens fazem parte da população mais afetada pelo desemprego e pelo processo de precarização do mercado de trabalho.

Para responder a estas e outras demandas da juventude é que, desde agosto de 2008, o Portal Busca Jovem (www.buscajovem.org.br) tem desenvolvido um trabalho intenso, a fim de facilitar e oferecer novas possibilidades de inserção para quem querendo entrar no mundo do trabalho. O diferencial do Portal é ser um projeto social – mantido por cinco institutos empresariais que fazem parte do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) – que aproxima organizações sociais formadoras de jovens para o mercado de trabalho e empresas que querem contratá-los.

De um lado, o Busca Jovem permite que as organizações ampliem a visibilidade de seu trabalho, aumentando o potencial de empregabilidade dos jovens que recebem capacitação profissional e, de outro, facilita o acessa das empresas a um amplo cadastro de jovens bem preparados, otimizando o tempo gasto nos processos de seleção e qualificando o seu resultado.

Nos últimos 12 meses, foram postadas mais de 2900 vagas de trabalho voltadas para jovens Por meio do Portal, cerca de mil jovens foram encaminhados para os processos seletivos abertos. Atualmente, a rede do Portal reúne mais de 80 organizações, que oferecem cursos nas áreas de vendas, web design, eventos, turismo, administração, preparação para o primeiro emprego e formação de aprendizes, entre outros.

Os mais de 10 mil jovens atendidos nestes cursos, participam de diversas formações, como informática, técnicas administrativas, postura profissional, marketing, empreendedorismo, cidadania, linguagem comercial etc. Dentre as cidades atendidas pelas Ongs inscritas no Portal estão São Paulo, Embu Guaçu, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Osasco, Diadema, Cotia, Salvador, Guarulhos, Rio de Janeiro, Florianópolis e Natal.

Para as entidades, o Portal tem sido uma ótima ferramenta para ampliar a oferta de vagas para os jovens atendidos, assim como estabelecer contato com novas empresas. “”Para os jovens que vislumbram a colocação no mercado de trabalho, saber onde estão as oportunidades é essencial. O Busca Jovem tem essa missão e complementa as atividades do nosso Programa Conexão Direta para o Futuro, oferecendo-lhes a oportunidade de mostrar seu potencial””, comenta Kelly Avelino, do Instituto Nextel. A organização encaminhou no último mês 10 jovens para seleção de uma empresa de telemarketing parceira do Portal e cinco deles foram contratados.

Por outro lado, as empresas também se beneficiam do contato com as entidades, não somente por terem acesso a jovens candidatos mais qualificados, mas também pelo canal aberto durante o processo de contratação. A partir do contato com o IPP, uma das ONGs participantes do Portal Busca Jovem, a empresa Construgar passou a compreender melhor o processo de contratação de um aprendiz e agora já conta com uma jovem em sua equipe.

“”Minha maior dúvida era como captar esse jovem no mercado e depois contratá-lo. Como faz parte da visão da nossa empresa investir nos seus colaboradores, não podíamos deixar de pensar nessa contratação como uma oportunidade. Por isso, abrimos as portas, a fim de ajudar a formação e quem sabe a escolha da profissão dessa jovem′, conta Ketty Mariano, da Construgar.

Esta troca de experiências entre as entidades e o mercado tem sido ponto de destaque do Portal Busca Jovem. Diversos encontros foram promovidos visando trazer novas informações sobre o mercado às entidades e ampliar o diálogo com as empresas. “”A rede nos favorece, uma vez que o conhecimento sobre o tema juventude nos faz perceber quais são as melhores estratégias para atender às necessidades dos jovens, além de saber qual é a real expectativa das empresas que pretendem trabalhar com este público””, destaca Kelly Avelino, do Instituto Nextel.

Conhecimento gera mudanças

Na avaliação de Tatiana Motta, do Instituto Votorantim – um dos mantenedores do Portal – o Busca Jovem confirmou as diversas lacunas existentes na contratação de jovens para o mercado de trabalho, na medida em que trouxe à tona as reais dificuldades enfrentadas pelas empresas nesse processo, como por exemplo, a falta de capacitação nos perfis exigidos. Segundo ela, por parte das organizações formadoras, há oportunidades de adequação dos currículos dos cursos de formação para atenderem à demanda do mercado.

A necessidade de comunicação entre as duas pontas do processo ficou evidenciada. “”Encontros entre as organizações formadoras para troca de experiências e informações sobre as reais demandas do mercado são essenciais para mudanças de rumo””, destaca. Para Tatiana, outro diferencial do Portal é o relacionamento diário com empregadores e com determinados setores do mercado, que tem possibilitado ao Portal funcionar como um “”radar de tendências”” para inserção de jovens no mundo do trabalho.

Uma das constatações comprovadas pelas estatísticas do Busca Jovem é que investir na educação é decisivo para que o jovem possa alcançar novas oportunidades. Completar o Ensino Médio e atingir a maioridade já não são mais diferenciais, mas sim ponto de partida para a inserção qualificada no mercado de trabalho.

No primeiro ano do portal, de todas as vagas postadas pelas empresas e consultorias de Recursos Humanos, 99% eram voltadas para jovens com Ensino Médio completo e com idade acima de 18 de anos. As oportunidades também estão surgindo em áreas específicas: 98% das vagas inscritas no Portal Busca Jovem estão concentradas na área de serviços, telemarketing e atendimento.

As empresas que postam vagas no Portal estão exigindo dos jovens habilidades básicas com as quais possam se sair bem no processo de seleção e no ambiente de trabalho: domínio da língua escrita e falada, raciocínio lógico, pensamento crítico, postura adequada, disponibilidade para trabalho em equipe etc. Outro aspecto que pode trazer um diferencial é o envolvimento dos jovens em ações de voluntariado.

Silvia Zanotti, gerente de articulação do GIFE, destaca que todo este conhecimento gerado pelo Busca Jovem ajuda a qualificar o investimento social privado, que é um objetivo primordial da instituição.

Atuação promove políticas públicas

O Portal Busca Jovem fortaleceu sua atuação e identificou novas áreas em que pode oferecer uma contribuição relevante às políticas públicas de inserção de jovens no mundo do trabalho. A equipe do projeto tem participado das principais discussões a respeito da Lei da Aprendizagem (10.097/2000), em parceria com a ONG Atletas pela Cidadania. O Portal esteve presente na comissão organizadora do Fórum Estadual pela Aprendizagem Profissional, de São Paulo, além de ser mediadora do debate sobre a legislação durante o CONARH 2009 – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.

Dados levantados pelo Busca Jovem também foram apresentados durante mesa sobre educação profissional do Seminário Nacional de Políticas para o Ensino Médio, realizado em setembro, em Brasília.

O site tem se tornado ainda referência na publicação de matérias sobre empregabilidade e juventude, pesquisas e estudos lançados sobre o tema, além de esclarecer dúvidas a respeito da legislação, em especial sobre itens como Lei da Aprendizagem e Lei do Estágio, entre outras.

Atualmente, o Portal é mantido pelo Instituto Hedging-Griffo, Instituto ibi, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto Votorantim.

As informações são da jornalista Daniele Próspero

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional