Portal Itaú Fase é nova ferramenta para gestores de educação
Por: GIFE| Notícias| 12/02/2010Como fazer a melhor gestão dos recursos disponíveis para que a educação evolua? O que o gestor educacional deve levar em consideração para tomar suas decisões de investimentos e responder às demandas da sociedade pela qualidade da educação? O Portal Itaú Fase (http://ww2.itau.com.br/itausocial/fase/) foi criado com o intuito de fornecer subsídios que auxiliem formuladores de políticas, gestores e a sociedade em geral na tomada de decisões sobre a destinação de recursos em educação.
O Portal Itaú Fase é uma ferramenta de gestão, hospedada no site da Fundação Itaú Social, desenvolvida para quem deseja conhecer melhor os estudos que investigam a relação entre aspectos da vida escolar e familiar e a qualidade do ensino. O Portal diferencia-se por sistematizar resultados de estudos científicos nacionais sobre fatores que interferem na qualidade da educação básica.
Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, o amplo conhecimento da área de gestão educacional é fundamental para embasar decisões que possibilitem elevar o desempenho escolar dos alunos brasileiros, e o Portal Fase foi desenvolvido com essa expectativa. “Tudo o que fazemos nessa área deve ter como objetivo final o melhor aproveitamento dos nossos alunos. Esta é a nossa premissa. E devemos considerar que o próprio processo avaliativo ajuda no conhecimento das ações, na formação de bancos de dados consistentes que possibilitem verificar a efetividade do caminho escolhido e a correção de rotas, quando necessário”, afirma.
Ainda que a fonte dos resultados sejam pesquisas científicas, o Portal Itaú Fase não é voltado exclusivamente a estudiosos e especialistas. O conteúdo do portal é de fácil apropriação e a exposição dos resultados dos estudos científicos foi pensada para ser rápida e simples, disponibilizada em gráficos. Para isso, a navegação pelos resultados é apresentada em níveis crescentes de detalhamento, sempre partindo de informações mais abrangentes até o aprofundamento ao detalhamento dos estudos. Ou seja, é o usuário quem decide até que ponto ele deseja se aprofundar em determinado estudo. A seção “Como usar o site” mostra o passo a passo da coleta de informações.
Atualmente, o Portal Itaú Fase disponibiliza os resultados educacionais apontados por 35 estudos acadêmicos. Os estudos buscam diferentes formas de conhecer os fatores que determinam os resultados escolares que podem ser medidos a partir de dois conceitos: o desempenho dos estudantes em exames padronizados ou o fluxo escolar (progressão dos alunos série a série). Os estudos buscam, a partir de diferentes metodologias estatísticas, explicar variações nos resultados educacionais a partir de três perspectivas: os atributos da escola, as características do grupo no qual as crianças convivem e as características do próprio aluno e sua família. Nesses estudos são avaliados se fatores como infra-estrutura escolar, experiência dos professores, escolaridade dos pais dos alunos e o nível socioeconômico dos estudantes influenciam positiva ou negativamente o sucesso educacional.
O Portal é periodicamente atualizado, por meio da inserção dos resultados apontados por novos estudos acadêmicos que abordem diferentes fatores relacionados ao sucesso educacional na educação básica ou que ainda apresentem uma nova perspectiva sobre algum dos temas já contemplados pelo conteúdo disponível.
O Portal Itaú Fase é uma ferramenta que permite a interatividade. É possível indicar um estudo para compor o banco do Portal, esclarecer dúvidas sobre navegabilidade, resultados apresentados e metodologias utilizadas, além de opinar sobre quais fatores ou políticas educacionais gostaria de encontrar mais informações. As sugestões apresentadas pelos usuários serão disponibilizadas no site e poderão servir como fonte de temas para os pesquisadores da área, por exemplo.
Ao acessar o Portal também é possível acompanhar matérias jornalísticas sobre o tema, além da divulgação de eventos, cursos e prêmios que promovam a avaliação de políticas educacionais ou divulguem resultados dos casos já estudados.
Fatores associados ao sucesso escolar, por grupo de fatores:
Ambiente Escolar: Biblioteca; Internet na escola; Uso de computador com fins Pedagógicos; Computador para uso dos alunos; Condições das instalações da escola; Laboratório de ciências e Violência na escola.
Equipe Escolar: Capacitação de professores; Experiência doDiretor; Experiência do professor; Formação professor – nível superior; Professor do sexo masculino; Rendimento diretor; Rendimento professor; Absenteísmo de professores e Rotatividade de Professores.
Gestão pedagógica: Defasagem; Faz lição de casa; Tamanho da turma; Número de horas aula-dia; Organização em ciclos/séries; Dependência administrativa -rede pública/Privada.
Características dos estudantes e de grupo: Nível socioeconômico da família do aluno; Computador em casa; Escolaridade da mãe; Escolaridade do pai; Estrutura familiar– mora com pai e mãe; Estudante trabalha; Freqüentou educação infantil.
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