Portal reúne educadores inovadores

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2007

Rodrigo Zavala

A Fundação Victor Civita e a Microsoft lançaram recentemente um ambiente colaborativo voltado à melhoria do ensino em sala de aula. Trata-se do Ponto de Encontro – Educadores em Rede, um portal que une a expertise das duas organizações: a aplicação de soluções tecnológicas educativas da Microsoft e a do conhecimento para-didático desenvolvido e publicado pela fundação (há duas décadas).

De acordo com a vice-presidente da fundação, Claudia Costin, o funcionamento do portal é simples. Professores de todos os níveis de ensino podem se cadastrar no site e participar de comunidades de interesse, diferenciadas em três grandes eixos: práticas escolares, com idéias sobre como melhorar a prática em sala de aula; pesquisa, com uma série de informações acadêmicas; e gestão, onde serão discutidas formas de enfrentamento de questões comuns do dia-a-dia escolar.

“”As crianças não aprendem mais por ter um computador em sala de aula. Por isso, precisamos focar no educador. No Ponto de Encontro, ele poderá conhecer experiências vivenciadas por outros profissionais e soluções que podem ser replicadas””, explicou, durante o lançamento. Ela lembrou aos convidados que os internautas poderão postar suas idéias em comunidades monitoradas por pedagogos, contratados para animar os debates virtuais.

A vice-presidente mundial da Microsoft para o Setor Público, Gerri Elliott, acredita que a iniciativa é bem-vinda por se tratar de um espaço colaborativo. “”Acreditamos no potencial da tecnologia, mas sabemos que ela é apenas uma ferramenta. Por meio do portal, será possível a professores inovadores, com idéias criativas, compartilhar seus conhecimentos em um trabalho conjunto para impulsionar a aprendizagem””.

O portal foi lançado com mais de 30 mil professores cadastrados, provenientes do contato entre eles e outros programas educativos da Microsoft. No entanto, a expectativa é alcançar um número muito maior, no decorrer do segundo semestre.

Segundo dados da fundação, o site da Nova Escola – cuja revista impressa é a segunda de maior tiragem do país, com 750 mil exemplares por mês – recebe mais de 570 mil visitantes únicos mensalmente. Como o Ponto de Encontro está hospedado no Nova Escola, seus organizadores acreditam que exista um natural interesse para participar.

Para se cadastrar, acesse: www.novaescola.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional