Portal RISolidária oferece dados sobre a infância e a juventude no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 12/07/2004

O portal RISolidária (www.risolidaria.org.br) disponibilizou aos internautas um banco de dados com documentos e números sobre a situação da infância e da juventude no Brasil. Recém-criada, a área “”Estatísticas”” oferece informações sobre mortalidade infantil, medidas sócio-educativas, saúde, educação e trabalho infantil. As fontes são organizações como IBGE, Unicef e Ilanud (Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente).

Iniciativa da Fundação Telefônica, em parceria com o Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor) da Universidade de São Paulo (USP), o RISolidária (Rede Internacional Solidária) é uma idéia que nasceu na Espanha e já está presente na Argentina, Brasil, Chile e Peru. O objetivo é fortalecer as entidades da sociedade civil que atuam com projetos voltados à criança e ao adolescente, por meio da promoção dos agentes sociais e do desenvolvimento do trabalho em rede.

A nova ferramenta faz parte da seção Viva a Lei!, que traz ainda indicações de publicações sobre temas ligados à criança e ao adolescente, legislação completa e atualizada relativa à infância no país e um espaço exclusivo para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mensalmente, o portal destacará um dado estatístico a ser avaliado em profundidade pelo Ilanud. Além de traduzir em palavras o que os gráficos apontam em números, a análise explicará o que eles representam, incluindo referências bibliográficas.

ECA – Em comemoração aos 14 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nesta semana o RISolidária terá uma série de reportagens especiais e chats com especialistas no tema. Haverá entrevistas sobre o processo de desenvolvimento e redação do ECA e matérias com adolescentes que nasceram no mesmo dia da criação do estatuto, fazendo um paralelo entre as vidas desses jovens e as mudanças trazidas pelo estatuto no atendimento a crianças e adolescentes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional