Premiação irá reconhecer aplicativos sobre saúde e adolescência

Por: GIFE| Notícias| 23/06/2015

A Organização Pan Americana de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SP) e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), está com inscrições abertas para o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente.

A proposta da premiação é aproximar os jovens dos serviços públicos de saúde e disseminar informações sobre saúde reprodutiva e sexual do adolescente a partir da construção de ideias e soluções tecnológicas de promoção do tema.

Os adolescentes interessados em participar podem conferir no site da premiação uma série de materiais sobre o tema, assim como orientações para desenvolver aplicativos. A partir daí, devem pensar em formas de disseminar os conhecimentos adquiridos por meio de aplicativos mobile construídos por eles próprios, em uma plataforma intuitiva de construção de apps!

Entre os temas para a criação dos aplicativos estão: acesso às redes de atendimento à saúde do adolescente, prevenção de DST/Aids, métodos contraceptivos, gestação e saúde neonatal e infantil, entre outros.

Poderão participar da iniciativa adolescentes de 10 a 19 anos, residentes no Estado de São Paulo, e matriculados na rede formal de ensino ou, ainda, que tenham terminado o Ensino Médio, tanto em escolas particulares como da rede pública.

A participação no prêmio poderá ser individual, em dupla ou trio, dependendo da categoria escolhida. Os aplicativos enviados serão avaliados por uma equipe técnica e os finalistas serão divulgados e receberão votos do público e do júri técnico, formado por especialistas em saúde, tecnologia e voto popular. Os critérios para escolha dos vencedores serão: aplicação prática, inovação, conteúdo, interatividade, layout, usabilidade e relevância.

Para o autor do melhor aplicativo do concurso será oferecida uma viagem à Oakland (EUA) para participar de um Congresso de tecnologia (com direito a um acompanhante) e participação em um evento de saúde no Rio de Janeiro (RJ). Já os autores do melhor aplicativo de cada categoria receberão um smartphone cada. Os adolescentes receberão ainda certificados do concurso e, se aplicável, uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.

Os adolecentes que queiram participar podem acessar o site para baixar os materiais e o regulamento ou também conferir as novidades da premiação na página do Facebook.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional