Premiação reconhece ações de valorização do patrimônio na América Latina

Por: GIFE| Notícias| 01/03/2004

Até o próximo dia 15 de março, organizações da sociedade civil, governamentais e mistas podem se inscrever para o Prêmio Somos Patrimônio. A premiação está em sua quinta edição e terá pela primeira vez a participação de organizações do Brasil, país convidado de honra neste ano.

A iniciativa é do Convênio Andrés Bello, organização internacional de caráter intergovernamental que tem como objetivos o fortalecimento dos processos de integração, a configuração e o desenvolvimento de um espaço cultural comum. Atualmente é formado por Bolívia, Colômbia, Chile, Cuba, Espanha, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.

O Prêmio Somos Patrimônio reconhece experiências que busquem valorizar, conservar, resgatar e divulgar a apropriação social dos patrimônios cultural e natural. Os projetos devem estar em execução há pelo menos dois anos. Será dada preferência a experiências que demonstrem, entre outras coisas, critérios de auto-afirmação, recuperação da memória, auto-gestão, incidência na vida política local e comunitária, influência na educação, inovação e impacto na melhoria da qualidade de vida.

Os prêmios variam de US$ 10 mil a US$ 25 mil, que deverão ser aplicados na continuidade dos projetos. São oito categorias a serem premiadas e há menção especial para uma experiência de patrocínio ou mecenato que contribua para a apropriação social do patrimônio.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cab.int.co.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional