Premiações para empreendedores sociais buscam líderes

Por: GIFE| Notícias| 05/04/2012

A 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, e a 4ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha, apoiada também pelo GIFE, estão com as inscrições abertas até 13 de maio. As duas premiações visam descobrir e laurear líderes de projetos inovadores de todo o país. Os interessados devem se candidatar exclusivamente pelo site, onde se encontram o regulamento e informações: www.folha.com.br/empreendedorsocial.

O Prêmio Empreendedor Social reconhece líderes de cooperativas, negócios sociais, ONGs e pessoas físicas que atuam há pelo menos três anos em iniciativas pioneiras, sustentáveis e de impacto social direto, com elevado potencial de influenciar políticas públicas. Respeitando esses critérios, os candidatos podem desenvolver ações em diferentes áreas, como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação e saúde.

O Empreendedor Social é promovido todos os anos pela Fundação Schwab, em 13 países e em cinco regiões (nações da África, Oriente Médio, América Latina, Europa e Ásia). Ocorre no Brasil desde 2005, sempre em parceria exclusiva com o jornal Folha de S.Paulo. “Aqui, o prêmio dá sinais de sua maturidade, pois tem descoberto, todos os anos, novos empreendedores inventivos, que contribuem para um planeta mais justo e sustentável. Nossa meta é continuar identificando mais e mais talentos no país para desenvolvê-los e potencializá-los globalmente”, afirma Mirjam Schoening, diretora-executiva da Fundação Schwab no país.

O outro concurso, o Folha Empreendedor Social de Futuro, premia talentos sociais que desenvolvem há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, ideias precursoras, como a criação de um produto ou serviço ou a aplicação de tecnologias sociais. Os candidatos devem estar à frente de projetos inovadores, de alcance, abrangência e impacto social, além de possuírem potencial de multiplicação. O principal objetivo dessa premiação é dar visibilidade à iniciativa e colaborar com a sua sustentação.

“A Folha angariou novos e fortes parceiros na edição 2012. Nosso objetivo é que as muitas premiações aos finalistas e vencedores fortaleçam essas iniciativas socioambientais pioneiras, de maneira que elas ampliem os benefícios à coletividade e que estimulem a criação de políticas públicas”, destaca Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.

Uma grande novidade nesta edição é a votação por júri popular, além da tradicional comissão julgadora, composta por especialistas na área. Após a seleção dos finalistas pela organização das premiações, será postado na Folha.com um vídeo de um minuto em que cada candidato apresentará seu trabalho. Os internautas poderão votar e eleger seu favorito, que será homenageado durante o evento de premiação.

Acesse o site das premiações e conheça o calendário das iniciativas e o regulamento.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional