Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente incentiva estudantes a pensarem na sustentabilidade do planeta

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o rede GIFE

Campanhas educativas sobre economia de energia ou descarte correto do lixo; feira de trocas de objetos usados ou até mesmo um mural de notícias sobre boas práticas de preservação ambiental. São ideias como estas que têm movimentado as cerca de 800 escolas que participam este ano do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente , promovido pela Fundação ArcelorMittal, em 40 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina.

A iniciativa, que existe há mais de 20 anos, vem se aprimorado ao longo do tempo e trazido questões atuais ligadas ao meio ambiente, ética e cidadania para a discussão em sala de aula nas cidades de atuação da empresa. Neste ano, o tema da premiação é “”Ideias para Sustentar o Mundo – Como construir juntos um planeta sustentável?””, aproveitando também os debates para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Segundo Leonardo Gloor, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal Brasil, a proposta é fazer com que os alunos reflitam sobre a responsabilidade de cada pessoa na promoção de um desenvolvimento sustentável, instigando-os a pensarem em como minimizar impactos, a partir de atitudes simples.

Por isto, a premiação é apenas uma das etapas de um processo de formação mais amplo, que se estende durante um semestre nas escolas, de forma transversal ao projeto político pedagógico. Para ajudar no debate dos temas nas escolas, alunos e professores recebem cartilhas específicas, com sugestões de leituras e atividades. Este ano, foram produzidas mais de 300 mil cartilhas para os estudantes e 10 mil para os educadores. Os educadores de todas as cidades também recebem uma formação sobre a temática, com especialistas da área, a fim de fortalecer ainda mais as discussões e prepará-los para desenvolver as ações pretendidas.

Após esta etapa de formação, as escolas são incentivadas a estabelecer o “Dia do Prêmio”, ou seja, um momento específico para o desenvolvimento das produções que irão concorrer à premiação. Neste ano, a ideia é que isto ocorra em 05 de junho, Dia Mundial de Meio Ambiente. A premiação é voltada para alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e filhos/dependentes de empregados das empresas ArcelorMittal Brasil (1º ao 9º ano).

Para cada faixa etária, há categorias distintas. A Categoria Desenho é dedicada aos alunos que estejam cursando da 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a Categoria Redação é voltada para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental regular. Há também a Categoria “Projeto Escola”, em que as próprias unidades de ensino podem apresentar um projeto desenvolvido (podendo ser da sala, do ano, do ciclo ou outros) elaborado, desenvolvido e selecionado para representar a escola. “Esta categoria, inclusive, tem um valor muito grande para nós, pois representa o trabalho coletivo”, destaca Leonardo Gloor.

As escolas participantes realizam uma seleção interna das produções dos alunos utilizando critérios de avaliação como criatividade e clareza na comunicação da proposta, autenticidade, desenvolvimento do tema e qualidade do texto (ortografia, gramática e caligrafia). Cada escola participante indica os melhores trabalhos e envia para a unidade da empresa local, juntamente com um “Relatório de Participação”, com registros que descrevem resumidamente todas as fases do trabalho, desde o planejamento até a avaliação. O mesmo procedimento e critérios são utilizados para a classificação dos filhos de empregados.

Na etapa local, compete à comissão julgadora selecionar: quatro desenhos (dois de filhos de empregado e dois de alunos da comunidade escolar) e as quatro redações (2 de filhos de empregado e 2 de alunos da comunidade escolar). Os autores destes trabalhos receberão prêmios de até 3 salários-mínimos em dinheiro ou bens, e serão indicados para concorrer na 3ª Fase: Julgamento e Premiação dos Trabalhos pela Fundação – Etapa Corporativa ArcelorMittal Brasil. Na Categoria Projeto Escola a comissão julgadora selecionará três projetos, a partir de critérios como coletividade, fidelidade ao tema, criatividade, clareza e autenticidade:

Já na etapa nacional, a comissão julgadora também irá selecionar: quatro desenhos (2 de filhos de empregado e 2 de alunos da comunidade escolar) e quatro redações (2 de filhos de empregado e 2 de alunos da comunidade escolar). Os vencedores desta etapa receberão um prêmio equivalente a 4 (quatro) salários mínimos, depositados em caderneta de poupança em nome do vencedor ou responsável, concedido pela Fundação ArcelorMittal Brasil. Já a Categoria Projeto Escola irá premiar seis projetos vencedores, que receberão: de R$ 1.000,00 (6º lugar) a R$ 3.500,00 (1º lugar). A entrega dos prêmios é promovida numa cerimônia em Belo Horizonte (Minas Gerais), com a presença de todos os vencedores.

Leonardo Gloor destaca que, nestes 20 anos, a iniciativa tem conquistado resultados importantes. Mais de 3.5 milhões de crianças e adolescentes já participaram da premiação. Em 2011, 750 escolas participaram, com o engajamento de 250 mil alunos e cerca de 8400 educadores. “O mais importante é que a iniciativa tem se consolidado nas escolas, agregado valor mesmo. Hoje, o prêmio está na grade escolar de 500 instituições escolares. Elas contam com este conteúdo para trabalhar o tema de ecologia, meio ambiente e sustentabilidade em sua grade. Esta é uma conquista de uma continuidade de um trabalho bem feito. Conseguimos perceber que isto gera nos estudantes um retorno importante. Há qualidade nas redações e os projetos vem evoluindo”, comenta.

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