Prêmio Arte na Escola Cidadã abre inscrições

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2008

O IX Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado pelo Instituto Arte na Escola da Fundação Iochpe, para valorizar e reconhecer o professor de arte e seus projetos no ensino das linguagens de Arte, abre inscrições no próximo dia 1o de fevereiro. A partir desta data até o dia 30 de abril professores de arte de toda a rede pública e privada de ensino podem se inscrever em uma das seis categorias do Prêmio: Educação Infantil;Ensino Fundamental 1 – de 1ª à 4ª série; Ensino Fundamental 2 – de 5ª à 8ª série; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos – EJA; e o Prêmio Especial “”Ano Internacional do Planeta Terra””.

Essa última categoria é uma novidade exclusiva para essa edição. O Prêmio especial “”Ano Internacional do Planeta Terra””, estabelecido pela UNESCO para 2008, privilegia os temas relativos ao Meio Ambiente e Arte na mobilização por maior conscientização, conhecimento e valorização da Terra. Outra inovação acontece no processo de seleção. Além da seleção nos Pólos da Rede Arte na Escola, a novidade é que agora também há uma em âmbito regional, antes da nacional. A categoria “”Ensino Fundamental”” passou a ser dividida em dois grupos, para alunos de 1ª à 4ª e de 5ª à 8ª série. A Rede Arte na Escola é composta de 53 Pólos distribuídos em 24 Estados e Distrito Federal, marcando suas atividades em 47 cidades brasileiras.

Os vencedores IX Prêmio Arte na Escola Cidadã serão contemplados com prêmios em dinheiro por seus projetos de artes visuais, teatro, dança ou música em cada uma das categorias. Este ano o valor do prêmio para o professor é de R$ 7.000,00 e para a escola é de R$ 3.000,00.

Desde 2007, os cartazes de divulgação do Prêmio utilizam imagens de obras de grandes artistas brasileiros. Esse ano, o artista plástico Vik Muniz, com uma reconhecida carreira internacional, foi o escolhido com sua obra “”Narcisus”” para a peça de divulgação do prêmio. Vik Muniz é reconhecido por construir imagens com açúcar, calda de chocolate, algodão ou sucata, entre outras matérias-primas, resultando em obras que, fotografadas, tornam-se imagens instigantes. A imagem do Narciso de sucata utilizada no cartaz do Prêmio Arte na Escola é baseada no obra “”Narciso””, do mestre do Barroco italiano Caravaggio, do século 16.

“”O prêmio é uma ação que mobiliza e envolve professores, no reconhecimento de seu trabalho na sala de aula que tenham contribuído para promover a ampliação do conhecimento em arte e o exercício da cidadania, entre os alunos, a escola e a comunidade””, afirma Mirca Bonano, coordenadora do Prêmio.

Como se inscrever:
Através do hotsite do Prêmio: www.artenaescola.org.br/premio onde é possível ter acesso ao regulamento e à ficha de inscrição com orientações para o relato do projeto. Os Pólos da Rede Arte na Escola, distribuídos em todo o Brasil, estarão à disposição dos professores que solicitarem informações para a elaboração dos projetos.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem como patrocinadores a Fundação Iochpe, o Bradesco, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal e conta com o apoio da UNESCO, MEC (Ministério da Educação), do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Revista Pátio. A realização é do Instituto Arte na Escola em parceria com o SESI Nacional (Serviço Social da Indústria).

O Instituto Arte na Escola tem como missão fomentar e qualificar o ensino da arte, em todas as regiões do País, seja por intermédio da Rede Arte na Escola e seus parceiros, seja por meio de cursos e outras atividades desenvolvidas na sede do Instituto, em São Paulo. Suas ações de educação continuada, produção e distribuição de materiais educacionais ao ensino da arte beneficiam dezenas de milhares de professores em todo o Brasil.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional