Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania reconhece projetos sociais de São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

Estão abertas, até o dia até 1º de junho, as inscrições para o Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania 2012. A premiação é uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Paulo, a fim de reconhecer o trabalho desenvolvido por organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos de enfrentamento da fome, exclusão, miséria e violência e outras práticas de luta pela cidadania no município de São Paulo. Trata-se de uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (falecido em 1997), exemplo de luta pela cidadania.

Para participar da premiação, as organizações deverão apresentar projetos com, no mínimo, 12 meses de execução, em andamento ou encerrados durante o presente ano. O projeto deverá conter: nome da iniciativa; data de início; origem de recursos; público-alvo; abrangência; propósitos, objetivos e metas; descrição detalhada das atividades desenvolvidas; processo de participação da comunidade; contribuição do programa; e resultados obtidos.

As iniciativas apresentadas serão julgadas a partir de critérios, como estímulo à organização e à participação da comunidade ou de segmentos sociais; efeito multiplicador; exercício de soluções inovadoras e criativas; e resultados alcançados na melhoria da qualidade de vida.

A Comissão Julgadora será composta por representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais); Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas); Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida; AJD (Associação Juízes para a Democracia); Projeto Papel de Gente (vencedor do Prêmio Betinho de 2010); e Núcleo Salus Paulista – Associação Para a Saúde (vencedor do Prêmio Betinho de 2011).

A premiação irá conceder uma “Salva de Prata” ao projeto vencedor e conferir “Menção Honrosa” aos projetos finalistas. A organização vencedora fará parte, também, da Comissão Julgadora da próxima edição do prêmio. A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de de agosto na Câmara Municipal de São Paulo.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou via correio, apresentando os seguintes documentos: ficha de inscrição; detalhamento do projeto, em folha à parte, realizado de acordo com as instruções da premiação; e cópia do estatuto da entidade.

As inscrições serão recebidas até o dia 01 de junho, das 10h às 17h (se pessoalmente), no endereço: Viaduto Jacareí, 100, 3° andar, sala 321, São Paulo.

Informações pelos telefones (11) 3396-4667 / 3396-4239 ou e-mail: [email protected].

Clique aqui para ter acesso ao regulamento completo, assim como a ficha de inscrição.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional