Prêmio busca iniciativas de fomento à leitura e à difusão do acesso ao livro

Por: GIFE| Editais| 17/09/2018

Até o dia 27 de setembro estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Trata-se de uma iniciativa criada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 2006 com a missão de contribuir para transformar o Brasil em um país de leitores, promovendo ações de fomento à leitura e à difusão do livro.

Assim como o IPL, a premiação tem como objetivo geral valorizar, qualificar, mapear e difundir boas ações de fomento à leitura, difusão e acesso ao livro. Além disso, o prêmio tem como princípio orientador a crença de que não basta selecionar iniciativas de qualidade, mas que é preciso também promover sua difusão e adaptação a outros contextos pelo Brasil para de fato ter uma mudança efetiva na qualidade da leitura.

Estão dentro desse escopo projetos de estímulo à leitura ou de formação de leitores em geral em bibliotecas públicas, comunitárias ou escolares (quando envolvem família e a comunidade), ações que visam a melhoria e a democratização do acesso ao livro, iniciativas de formação de mediadores ou promotores de leitura, criação ou aperfeiçoamento de espaços, campanhas e eventos de valorização da cultura do livro, entre outros.  

Esses projetos podem ser promovidos por diversos atores e deverão se enquadrar em uma das quatro categorias: 1. cadeia produtiva do livro, que envolve indústria gráfica e de papel, editoras, distribuidoras, livrarias, entidades do livro e suas fundações ou institutos; 2. Organizações da Sociedade Civil (OSCs); 3. mídia (TV, rádio, cinema, jornais, revistas e mídias digitais); e 4. bibliotecas públicas ou comunitárias.

Para participar, as iniciativas devem estar acontecendo há no mínimo dois anos contínuos ou terem sido encerradas há pelo menos 12 meses da data de inscrição.

Seleção e critérios

O processo de seleção será dividido em três etapas. Na primeira, a comissão organizadora, com apoio da curadoria, avaliará se os proponentes preencheram corretamente os campos obrigatórios do formulário de inscrição. Já na segunda, a comissão de avaliadores selecionará até dez finalistas para cada categoria.

Para isso, farão uso de alguns critérios como relevância da ação, coerência entre objetivos e o problema identificado, resultados alcançados, abrangência, potencial de sustentabilidade do projeto, diálogo com o público ou comunidade, criatividade, inovação e potencial de replicabilidade. Todos os finalistas receberão o Selo IPL – Retratos da Leitura.

Na terceira e última etapa, a comissão de jurados, formada por especialistas da área de leitura, escolherá três projetos por categoria, totalizando doze premiados.

As iniciativas podem ser inscritas até 27 de setembro pelo site do prêmio. Todas as regras estão no regulamento, disponível no site da Plataforma Pró-Livro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional