Prêmio Criação de Valor Compartilhado 2012

Por: GIFE| Notícias| 21/06/2011

Lançado em 2009, o Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado oferece assessoria e suporte financeiro de até 500.000 francos suíços, (mais de US$480.000) a um indivíduo, organização não-governamental ou pequena empresa que trabalhe no campo da nutrição, recursos hídricos ou desenvolvimento rural.

É concedido em anos alternados a uma inovação ou projeto que tenha se mostrado particularmente promissor na melhoria do acesso ou gestão de recursos hídricos, no desenvolvimento da qualidade de vida de agricultores e comunidades rurais ou de melhor alimentação para comunidades que sofrem de deficiências nutricionais.

O Prêmio supera os esforços da própria Nestlé de criar valor para seus acionistas e para as comunidades em que opera, na medida em que encoraja e reconhece os exemplos mais inovadores de ações de Criação de Valor Compartilhado.

Para garantir um sucesso de longo prazo, o Vencedor recebe suporte financeiro por um certo período de tempo para poder desenvolver seu projeto ou inovação. Os candidatos podem se inscrever por conta própria ou ser indicados por terceiros que estão familiarizados com seu trabalho.

O vencedor do Prêmio na Criação de Valor Compartilhado 2010 foi o International Development Enterprises (IDE) Cambodia.

A organização sem fins lucrativos foi selecionada entre mais de 500 inscritos de 79 países por seu projeto de ‘Assessoria Comercial a Pequenos Agricultores’.
É uma abordagem mercadológica para aumentar a renda líquida de pequenos agricultores por meio de uma rede de mais de 60 produtores rurais independentes que fornecem assessoria técnica combinada com a venda de produtos, tais como sementes de alta qualidade e equipamentos de irrigação.

O IDE Camboja está usando o Prêmio para investir no recrutamento e treinamento de mais 36 consultores – dando-lhes acesso a treinamento agrícola, informações de mercado e microeconomia – bem como no desenvolvimento e consolidação de seu sistema de franquia.
Com esse apoio, a organização pretende gerar aproximadamente US$ 1,9 milhão em novos rendimentos para produtores rurais de pequena escala e beneficiar cerca de 20.000 pessoas em mais de 4.000 propriedades rurais em todo o país.

O Diretor Michael Roberts explicou como o Prêmio está beneficiando a organização e fez alguns comentários sobre a perspectiva das inscrições para este ano.

Disse ele: “A Criação de Valor Compartilhado é um conceito com que qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, pode se identificar. O investimento financeiro e o reconhecimento do Prêmio Nestlé ajudaram nosso projeto a se desenvolver no Camboja e nos permitiram explorar a oportunidade de expandi-lo para outros países. Se alguém conceber uma inovação ou projeto que satisfaz os critérios do Prêmio, deve se inscrever”.

O período de inscrições termina em 30 de junho de 2011. O vencedor será anunciado em 2012.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional