Prêmio de Inovação Intercultural seleciona projetos até final de setembro

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2015

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio de Inovação Intercultural, uma iniciativa da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e do Grupo BMW que visa selecionar e apoiar projetos locais que estimulem o diálogo intercultural e a cooperação em todo o mundo.

Podem concorrer organizações não-governamentais que desenvolvam iniciativas nas áreas de migração e integração; consciência intercultural; educação para a cidadania intercultural; ou voltadas a grupos específicos na promoção da compreensão intercultural (por exemplo, relegião, juventude, mulheres, mídia etc.).

Em 2015, serão selecionadas dez iniciativas, que irão receber uma premiação entre US$ 2.5 mil a 40 mil dólares.  Os vencedores terão o suporte e a consultoria do UNAOC e do Grupo BMW durante um ano para que os mesmos possam aumentar a sua eficácia, assim como serem replicados em outros contextos ou ambientes nos quais sejam relevantes. Depois desse período, será realizada uma avaliação global a fim de analisar o impacto do prêmio nos projetos.

As organizações vencedoras farão parte também de uma rede, para que lideranças possam se encontrar e maximizar o impacto do seu trabalho no campo do diálogo intercultural.

Entre os critérios de seleção estão: relevância da iniciativa para o público-alvo; estratégia de intervenção consistente; clareza da proposta; inovação da abordagem e processos; capacidade de avaliar o impacto; capacidade de replicação e de sustentabilidade da iniciativa. É importante também que a entidade proponente tenha estrutura organizacional, conhecimento e experiência em cooperação intercultural.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até o dia 30 de setembro no site da premiação. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional