Prêmio Educar para a Igualdade Racial está com inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, lançado pelo CEERT – Centro Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em parceria com o Banco Santander.
O objetivo da premiação é incentivar e valorizar escolas, professores e profissionais da educação a adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial. “Poder levar esta temática e sensibilizar os professores a desenvolverem projetos com este foco é algo muito importante no nosso cenário atual educacional, tendo em vista que é na ponta, na escola, em cada comunidade do Brasil, em que as tensões raciais estão mais presente. A escola reverbera todas as questões sociais”, enfatiza Mara Christofani, gerente de ação social do Banco Santander, lembrando que a iniciativa vem também ao encontro da política interna de promoção e valorização da diversidade.
O prêmio conta com duas categorias principais, subdividas em sub-categorias:
I) Categoria Professor – Educação Infantil; Ensino Fundamental anos iniciais (1ª a 5ª série); Ensino Fundamental anos finais (6ª a 9ª série); e Ensino Médio (todas as modalidades) e
II) Categoria Escola – Instituições de Educação Infantil; Escolas de Ensino Fundamental anos iniciais (1ª a 5ª série); • Escolas de Ensino Fundamental anos finais (6ª a 9ª série); e Escolas de Ensino Médio (todas as modalidades).
Poderão participar da iniciativa professores ou gestores de escolas (diretores e coordenadores) que estejam em atividade tanto em instituições públicas como privadas no Brasil. Cada participante poderá inscrever-se em apenas uma categoria. O projeto a ser inscrito deverá ter sido desenvolvido entre os anos de 2009 e 2011 na Educação Infantil e em qualquer uma das áreas de conhecimento no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Na Categoria Professor, a Comissão Julgadora irá avaliar, entre outros critérios, a pertinência e coerência com a temática da diversidade e da igualdade étnico-racial; consistência pedagógica; envolvimento dos alunos e da comunidade; metodologia, materiais e recursos utilizados; caráter inovador e potencial de replicabilidade da atividade; e envolvimento do corpo docente, discente e diretivo na implementação da prática pedagógica.
Já na Categoria Escola, são avaliadas questões como a inserção do conteúdo da diversidade e da igualdade étnico-racial no Projeto Político Pedagógico da instituição; iniciativas de implementação e/ou aperfeiçoamento/inovação dos marcos legais; ações de formação para gestores e profissionais de educação em geral; gestão democrática e mecanismos de participação social; avaliação e monitoramento; entre outros.
A premiação conta com duas etapas. Na primeira fase são selecionados quatro trabalhos de cada sub-categoria e, na segunda etapa, são escolhidos os dois vencedores em cada sub-categoria. Assim, ao final, são premiados oito iniciativas em cada categoria. Os vencedores da Categoria Professor receberão R$ 5.000,00 cada, além de um kit de livros sobre a temática da diversidade e igualdade étnico-racial, e os ganhadores da Categoria Escola serão premiados com R$ 10.000,00 cada e o Kit de livros.
Todos os vencedores participarão ainda de um curso sobre educação igualitária, que será organizado pelo CEERT. Segundo Mara Christofani, a proposta é aproveitar as experiências que tiveram no contexto do desenvolvimento do projeto e ampliar a compreensão e a visão das questões raciais presentes na escola. Além disso, duas escolas dentre as finalistas, serão acompanhadas pela equipe do CEERT, por até 12 meses, com o objetivo de apoiar a consolidação da iniciativa inscrita no prêmio. Na última edição, a premiação contou com cerca de 800 iniciativas concorrentes.
As inscrições poderão ser realizadas pelo site do CEERT – www.ceert.org.br ou pelo correio: Rua Duarte de Azevedo, 737, Santana, CEP 02036-022 – São Paulo – SP.
Mais informações podem ser obtidas no edital. Clique aqui para acessá-lo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional