Prêmio “Educar para a Igualdade Racial” está com inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 19/03/2010
O CEERT, em parceria com o Grupo Santander Brasil e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, lançaram a 5ª edição do prêmio “Educar para a Igualdade Racial”. O prêmio tem abrangência nacional, destinando-se a professoras e professores, bem como à gestão escolar, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio.
O prêmio “Educar para a Igualdade Racial” é reconhecido no âmbito do MEC como uma das principais ações realizadas pela sociedade civil de promoção da igualdade étnico-racial na educação. E também como uma das principais ações de implementação da Lei 10.639/03, que alterou a LDB, implementando o ensino de África e da Cultura Africana.
O principal objetivo é identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade, tomada como conteúdo essencial para o pleno desenvolvimento dos alunos e como estratégia para erradicação do racismo e do preconceito existentes na sociedade brasileira.
Desde 2002 as sucessivas edições do prêmio lograram constituir acervo de mais de 1000 práticas escolares desenvolvidas nas cinco regiões do país e em cada um dos 27 estados da Federação.
Com vistas a estimular a institucionalização de práticas pedagógicas preocupadas com o tema da diversidade étnico-racial, o prêmio contempla também ações na área da gestão escolar, visando colaborar para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
As inscrições estarão abertas entre 2 de março e 7 maio de 2010 e poderão ser feitas pela internet (www.ceert.org.br) ou pelos correios, com envio da ficha de inscrição para o CEERT, Rua Duarte de Azevedo 737, bairro Santana, São Paulo, CEP 02036-022.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional