Prêmio Empreendedor Social chega à etapa final

Por: GIFE| Notícias| 31/10/2011

A 7ª edição do Prêmio Empreendedor Social e a 3ª do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro chegam à etapa final em 9 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, quando serão apresentados os dois vencedores de 2011, em cerimônia para convidados no Masp, em São Paulo (SP). Foram selecionados 6 candidatos ao Empreendedor Social e 5 ao Empreendedor Social de Futuro, de 9 organizações. Juntos, os dois prêmios contabilizaram, em 2011, 272 organizações inscritas, entre líderes sociais de 24 Estados e do Distrito Federal.

Neste ano, seis dos 11 finalistas são mulheres. O Prêmio Empreendedor Social, promovido no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, destaca líderes sociais que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade e em políticas públicas, em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, saúde.

Os finalistas de 2011 são: Claudia de Freitas Vidigal, do Instituto Fazendo História (CE, MA, PB, PR, RJ, SP, DF e Costa Rica); Dagmar Rivieri Garroux, da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho (SP); Gisela Maria Bernardes Solymos, do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (SP, AL); Iraê Cardoso, da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AL); José Dias Campos, do Centro de Educação Popular e Formação Social (PB); e Luciana Chinaglia Quintão, do Banco de Alimentos (SP) .

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, realizado exclusivamente pela Folha de S.Paulo, reconhece e promove líderes sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que precisem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, além de multiplicar seu impacto positivo. Concorrem a esse prêmio em 2011: Eduardo Pacheco e Chaves, da Associação Hurra (SP); Henrique Cardoso Saraiva, Luana Nobre e Phelipe Nobre, da Adaptsurf (RJ); e Valmir do Vale Lins, do Instituto Musiva (RJ) (veja resumos abaixo).

“Mais do que chancelar esses projetos sociais, a Folha reitera seu compromisso de reconhecer publicamente esses empreendedores, que são exemplo de que é possível unir primeiro, segundo e terceiro setores em busca de soluções efetivas para os problemas sociais brasileiros”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo. Segundo Mirjam Schoening, diretora-executiva da Fundação Schwab, pelo sétimo ano consecutivo, “o Brasil confirma sua vocação de celeiro de empreendedores que inovam nas áreas social, econômica e ambiental”

Os vencedores serão apresentados em uma cerimônia no Masp, em 9/11. Às 19h, tem início um coquetel, com a presença dos finalistas deste e de anos anteriores e convidados dos setores público e empresarial, além de acadêmicos e representantes do Terceiro Setor. No local, haverá uma exposição com fotografias dos projetos, assinada por Renato Stockler. Em seguida, às 20h, começa a premiação. A abertura contará com apresentação especial da Camerata Bachiana e do coral do projeto social A Música Venceu, regidos pelo maestro João Carlos Martins.

Cláudia Cotes e Fábio Bibancos, da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, comandarão a cerimônia, com tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Antes de serem anunciados os vencedores deste ano, a TV Folha exibirá um documentário de cada um deles. Os troféus de vencedores serão entregues pelos ganhadores da edição 2010, o médico Roberto Kikawa, do Projeto Cies, e pelo economista Wagner Gomes, da Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local).

Os jurados definirão o vencedor do Empreendedor Social 2011 com base nos seguintes critérios: alcance e abrangência, efeito multiplicador, impacto social direto, influência em políticas públicas, inovação, perfil do empreendedor social (comprometimento, paixão e visão de futuro) e sustentabilidade. Para a escolha do Empreendedor de Futuro, a diferença é que impacto social direto, sustentabilidade, alcance e efeito multiplicador têm menos peso e que não existe o critério influência em políticas públicas.

O júri 2011 é composto por: Carlos Klink, 53, professor-doutor em ecologia pela Universidade Harvard, professor no Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília e oficial sênior do Programa Negócios Sustentáveis do Banco Mundial; Claudio, 62, biólogo, e Suzana Padua, 60, designer e educadora ambiental, vencedores do Empreendedor Social 2009 e fundadores do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas); Jacques Marcovitch, 64, professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e conselheiro do Fórum Econômico Mundial para a América Latina; Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, 49, sociólogo, diretor-presidente do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Maria Cristina Frias, jornalista, colunista da Folha; Mirjam Schoening, 40, diretora-executiva da Fundação Schwab; Patrícia Villela, 40, advogada, conselheira de ONGs e associações internacionais; Sérgio Portugal, 60, economista, diretor alterno para Brasil e Suriname no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); Vik Muniz, 49, artista plástico com trabalhos em conceituados museus internacionais.

Antes de serem submetidos ao júri, os finalistas passaram por um processo extremamente rigoroso. Na etapa inicial, realizada pela comissão organizadora, com apoio do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor Luiz Carlos Merege) e da sitawi (empresa que oferece capital e aconselhamento para impacto social), foram consideradas: análise de documentos, adequação aos requisitos dos prêmios e avaliação fiscal de 22 semifinalistas. Depois, uma equipe visitou os 9 projetos finalistas para conhecer as iniciativas e entrevistar, por de três a cinco dias, os 11 empreendedores finalistas e suas equipes, além de apoiadores, beneficiários diretos, família e parceiros. Benefícios Promovida em 14 países e em seis regiões do planeta pela Fundação Schwab —organização suíça criada por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde—, essa premiação concede ao vencedor a participação na rede mundial de “Empreendedores Sociais de Destaque”, com 190 líderes em 55 países —15 no Brasil.

Além da divulgação de seu nome na mídia nacional, o ganhador 2011 terá uma série de benefícios, como consultoria legal, auditoria, treinamento em gestão estratégica, participação em workshop e em congresso, estande em evento sobre ONGs, bolsa de estudos em instituições nacionais e internacionais renomadas, como Harvard e Stanford. Poderá participar também do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e fará parte da Rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. Além disso, integrará a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

O vencedor do Empreendedor Social de Futuro 2011 tem divulgação na mídia nacional e recebe consultoria gratuita e curso em gestão, consultoria legal, bolsa de estudos em negócios sustentáveis, participação em workshop e em congresso e estande em evento sobre ONGs. E igualmente fará parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Neste ano, os finalistas de ambas as premiações também serão contemplados com diversas formações, consultorias, participações em workshops e eventos.

Conheça os finalistas!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional