Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade tem inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 13/11/2017

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). A ideia da Federação do Comércio é, a partir do seu compromisso ético de atuar como guia e liderar a implantação dos conceitos de sustentabilidade em empresas, fomentar e divulgar boas ideias e práticas que estejam alinhadas com um ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Podem inscrever projetos empresas do setor de comércio, serviços, turismo, indústrias, entidades empresariais, órgãos públicos, professores, estudantes e jornalistas, desde que sejam inovadores e viáveis do ponto de vista econômico, político e cultural, permitindo sua replicação.

Os projetos poderão ser inscritos em seis categorias: 1.Empresa (dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, varejistas ou atacadistas); 2.Entidade Empresarial (sindicatos e entidades de classe, como confederações, federações e Sistema S); 3.Indústria (de qualquer porte ou natureza, desde que não comercializem seus produtos para o consumidor final); 4.Órgão Público (órgãos integrantes da administração, direta ou indireta, nos três Poderes, nas esferas federal, estadual e municipal); 5.Academia (professores universitários em atividade e/ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação) e 6.Jornalismo (trabalhos jornalísticos no formato de reportagem em mídia impressa (jornais e revistas), reportagem em emissora de TV ou rádio e/ ou reportagem online (publicada na internet), desde que tenham sido publicados a partir de 1º de janeiro de 2016).

Seleção

O processo de avaliação ficará a cargo das bancas julgadoras, que serão responsáveis por escolher três finalistas de cada uma das seis categorias. Trabalhos inscritos nas categorias Empresa, Indústria, Entidade, Órgão Público e Academia serão avaliados por bancas compostas por executivos, consultores, professores e profissionais com conhecimentos em desenvolvimento sustentável, enquanto trabalhos relacionados à Jornalismo serão avaliados por profissionais da imprensa.

Além do critério inovação, outros parâmetros serão utilizados na seleção dos projetos, como no caso de reportagens, a qualidade da narrativa, a criatividade e solidez na abordagem do tema, os níveis informativos e ortográficos do conteúdo, o nível de exposição dos ODS e solidez das informações, a diversidade das fontes e a estimativa de público alcançado com o texto. Já os trabalhos inscritos nas demais categorias serão julgados de acordo com o nível de atendimento a um ou mais ODS, estágios alcançados e amplitude (número de pessoas, organizações e/ou regiões beneficiadas).

Em fevereiro de 2018, a lista com os 18 finalistas será divulgada no site da Fecomercio SP. Já a escolha do vencedor de cada categoria será realizada pelo comitê de premiação. O evento que irá divulgar os vencedores ocorrerá até março de 2018. As datas podem ser alteradas pela organização do prêmio e, caso o sejam, serão divulgadas no site.

Além de serem divulgados nas mídias de comunicação da Fecomercio e de seus parceiros, o vencedor de cada categoria receberá R$ 15 mil em títulos de capitalização ou previdência.

Inscrições

As iniciativas que se adequam aos critérios citados podem realizar as inscrições até o dia 20 de novembro nesse link. Empresas concessionárias de serviços públicos, igrejas, entidades filantrópicas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPS), organizações não-governamentais (ONGs), fundações e institutos não podem participar da seleção.

Vale ressaltar que, além de preencher a ficha de inscrição, os participantes deverão informar a qual (ou quais) ODS seu trabalho corresponde. Ainda, no caso de trabalhos jornalísticos, as reportagens deverão ter sido publicadas em veículos de comunicação sediados no Brasil, excluindo sites institucionais, jornal mural e veículos internos de empresas. Já nas demais categorias, será necessário informar em qual estágio o projeto se encontra: concepção, implantação, operação ou replicação.

Todas as informações podem ser consultadas no regulamento do prêmio, que está disponível na íntegra no site. Eventuais dúvidas sobre o prêmio poderão ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].


Apoio institucional