Prêmio Fundação Bunge 2012

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2012

A primeira iniciativa da Fundação Bunge, o Prêmio Fundação Bunge, foi criado em 1955 como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. É concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no País e tem duas categorias:

• “”Vida e Obra””, em reconhecimento à obra consolidada de um especialista;
• “”Juventude””, que premia jovens talentos.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “”Vida e Obra””, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria “”Vida e Obra””.

Neste ano de 2012, o Prêmio Fundação Bunge, em sua 57ª edição, contempla 04 pesquisadores das áreas Ciências Agrárias, com o tema Segurança Alimentar e Nutricional e Ciências Humanas e Sociais, com o tema Avaliação Educacional.

Além de diploma e medalha, os agraciados na categoria “”Vida e Obra”” receberão R$ 135 mil e os contemplados em “”Juventude”” serão premiados com R$ 50 mil, em cerimônia realizada em São Paulo – data a definir.

Durante o ano, também acontece o Seminário do Prêmio Fundação Bunge sobre as duas áreas de premiação, em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Saiba mais em http://www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge/premio-2012/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional