Prêmio Fundação Bunge chega a sua 59ª edição

Por: GIFE| Notícias| 21/07/2014

Este ano a Fundação Bunge promove a 59ª edição do Prêmio Fundação Bunge. Criado em 1955 com o objetivo de incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento, o prêmio já contemplou 175 pessoas, entre elas, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa. O prêmio é entregue anualmente a personalidades que se destacaram em diversas áreas das Ciências, Letras e Artes no Brasil.

“Os objetivos iniciais do prêmio se mantêm até hoje, que são incentivar as ciências, letras e artes, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos. Além do foco no reconhecimento, o prêmio contribui para a promoção da discussão de assuntos de interesse da sociedade, trazendo para conhecimento público o que há de mais relevante em trabalhos realizados em torno dos temas discutidos e definidos pelo conselho da Fundação Bunge”, comenta Claudia Calais, Diretora Executiva da Fundação Bunge.

Nesta edição, foco está voltado para as áreas de Ciências Agrárias e Artes, contemplando trabalhos relacionados à “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Artes Circenses”.

“A definição dos temas ‘Produtividade Agrícola Sustentável’ e ‘Artes Circenses’ foi pautada pela importância que esses tópicos têm no mundo contemporâneo. Hoje, há uma necessidade real e urgente de ter, cada vez mais, uma melhor produção de alimentos. E produzir melhor, obrigatoriamente, passa por adotar tecnologias e processos sustentáveis, por isso a escolha do tema ‘Produtividade Agrícola Sustentável’, na área de Ciências Agrárias. Já o tema da área de Artes, “Artes Circenses”, foi definido pela necessidade de reconhecer uma atividade que sempre influenciou outras produções artísticas e que hoje disputa espaços simbólicos de reconhecimento dentro dos novos conceitos de indústria cultural e de entretenimento”.

Não há inscrições para o prêmio, que conta com duas categorias: “”Vida e Obra”” (reconhecimento à obra consolidada de um especialista) e “”Juventude”” (destinado a jovens talentos). Os candidatos são indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas e, posteriormente, são avaliados por uma comissão técnica que seleciona os pesquisadores. Na categoria “”Vida e Obra”” esses pesquisadores são indicados para a decisão do Grande Júri, formado por ministros de Estado, reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais.

O resultado da 59ª edição será divulgado no dia 25 de julho, após a reunião do Grande Júri, no Tribunal de Justiça de São Paulo. A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge acontecerá no dia 22 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no site.

A Fundação Bunge é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional