Prêmio Fundação Bunge elege profissionais e jovens talentos nas áreas de Ciências Agrárias e de Artes

Por: GIFE| Notícias| 28/03/2014

O Prêmio Fundação Bunge chega a sua 59ª edição e irá eleger profissionais envolvidos com “Produtividade Agrícola Sustentável”, na área de Ciências Agrárias e “Artes Circenses”, na área de Artes. A proposta da premiação é incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.

Para isso, universidades e entidades culturais e científicas brasileiras deverão indicar, no site, profissionais para concorrer à premiação até dia 30 de maio . Para essas entidades serão também enviadas orientações a respeito de como podem participar da iniciativa.

Uma comissão técnica composta por cinco membros em cada área de premiação, sendo um do exterior, selecionará previamente os profissionais, indicando-os para a decisão do Grande Júri, formado por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades.

Serão quatro premiados no total: dois profissionais na categoria Vida e Obra – em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, e dois em Juventude – que premia jovens talentos de até 35 anos. Os contemplados de cada área recebem R$ 135 mil e R$ 50 mil, respectivamente, além de medalhas de ouro e prata e diplomas.

Segundo o conselheiro da Fundação Bunge e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Adalberto Luis Val, a escolha do tema “Produtividade Agrícola Sustentável” se justifica pela necessidade de ter, cada vez mais, uma melhor produção de alimentos no mundo. “Mas temos que fazer isso de forma sustentável”. A questão ambiental precisa ser norteadora deste processo. Portanto, os novos processos de produção precisam levar em consideração não só a produtividade, mas também a conservação do meio ambiente”, explica.

Maria Bonomi, artista plástica e conselheira da Fundação Bunge, também comenta sobre a escolha dentro da área de Artes: “É uma importante escolha, pois as artes circenses também englobam outras artes, como a atuação e a dança. Reúne profissionais de diferentes características. É uma arte experimental”, ressalta.

O resultado final da premiação será divulgado em 25 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá em 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Em 23 de setembro, a Fundação Bunge, em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, irá promover um Seminário Internacional sobre Produtividade Agrícola Sustentável. No seminário, especialistas promovem exposições e debates sobre os avanços obtidos nesta área.

Criado há 59 anos, o Prêmio Fundação Bunge foi a primeira iniciativa da Fundação Bunge, como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. Desde sua criação já foram contempladas 175 pessoas.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento do prêmio .

A Fundação Bunge é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional