Prêmio Fundação Bunge homenageia produção intelectual

Por: GIFE| Notícias| 14/10/2007

Arqueologia e Agroenergia foram as áreas contempladas

Em cerimônia realizada na última semana em São Paulo, a Fundação Bunge prestou homenagem ao ganhadores do Prêmio Fundação Bunge 2007, considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual do Brasil. Niède Guidon foi a ganhadora na área de Antropologia e Arqueologia, na categoria Vida e Obra. Na mesma área, Joana Miller ganhou na categoria Juventude.

Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Vida e Obra) e Daniel Ibraim Pires Atala (Juventude) foram os contemplados em Agroenergia. A entrega dos prêmios será feita em outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista.

Os ganhadores desta edição receberão medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e prêmios de R$ 100 mil para a categoria Vida e Obra e de R$ 40 mil para a categoria Juventude.

Nascida em 1933, em Jaú (SP), Niède Guidon é diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, área com cerca de 400 sítios arqueológicos reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Também criou a Fundação do Homem Americano, entidade responsável pela preservação do parque e por um trabalho educacional e social com a comunidade local. Professora visitante da Universidade Federal de Pernambuco, recebeu títulos como a Ordem Nacional do Mérito Científico, do governo brasileiro, e o Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, do governo francês.

A carioca Joana Miller, 33 anos, é mestre e doutora em antropologia social pelo Museu Nacional também da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu trabalho está voltado para a área de etnologia indígena, atuando principalmente com os temas xamanismo, adornos corporais e nhambiquara.

O engenheiro agrônomo Luiz Carlos Corrêa Carvalho nasceu em Piracicaba (SP), em 1951. É presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, do governo federal, coordenador da Sub-Comissão de Biocombustíveis da Câmara Brasil-Alemanha, vice-presidente e coordenador do Comitê Nacional da Agroenergia da Associação Brasileira de Agribusiness e Conselheiro do Centro de Tecnologia Canavieira e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

O paulistano Daniel Ibraim Pires Atala nasceu em 1974 e é graduado em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha no Centro de Tecnologia Canavieira e recebeu o Prêmio Peter Murányi 2007.

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem suas atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge (antigo Prêmio Moinho Santista) e o Prêmio Professores do Brasil.

Mais informações: www.fundacaobunge.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional