Prêmio Fundação Bunge recebe indicações até o dia 30 de maio

Por: GIFE| Notícias| 29/05/2017

Fotografia: Sydnei Oliveira - Ag. Pará

Com o objetivo de incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento, reconhecendo os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos, o Prêmio Fundação Bunge recebe indicações até o dia 30 de maio. Em sua 62ª edição, a iniciativa, esse ano, destacou dois grandes temas: Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, em Ciências Agrárias; e As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria geral do Direito, em Ciências Humanas e Sociais.

Cláudia Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, explica que “o  trabalho científico e artístico é muitas vezes solitário ou dividido apenas entre os pares. Com o prêmio, além de fazermos uma homenagem a esses profissionais, estamos também estimulando um exercício de olhar para dentro e compartilhar essas percepções para fora, ou seja, com a sociedade”.

A partir das indicações, Comissões Técnicas, compostas por especialistas nacionais e internacionais em cada área de premiação, escolhem os homenageados na categoria Juventude e selecionam aqueles cujos trabalhos devem ser observados na categoria Vida e Obra. A decisão cabe ao Grande Júri, formado por reitores e representantes de entidades científicas e culturais, além de ministros de estado.

Todos os anos, a premiação homenageia dois profissionais para cada uma das duas áreas de atuação profissional, totalizando quatro contemplados: dois na categoria Vida e Obra e dois em Juventude (profissionais com até 35 anos). Desde sua criação, mais de 187 personalidades já foram premiadas, entre elas o escritor baiano Jorge Amado, o arquiteto Oscar Niemeyer, a escritora Ruth Rocha, o médico e pesquisador Carlos Chagas Filho, o agrônomo Eurípedes Malavolta e o cientista político Fernando Abrucio.

 

Como participar

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O resultado será divulgado em 28 de julho de 2017. Serão quatro contemplados no total: dois profissionais na categoria Vida e Obra, e dois em Juventude. Os contemplados de cada área recebem R$ 150 mil e R$ 60 mil, respectivamente, além de medalhas e diplomas em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em 27 de setembro de 2017.

No site da premiação é possível ter acesso ao regulamento completo e conferir vídeos e notícias que contam as experiências dos premiados em edições anteriores.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional