Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis reconhece trabalhos jornalísticos e acadêmicos

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

O Programa Itaú de Finanças Sustentáveis abriu inscrições para a edição 2012 do 3º Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis. Realizada a cada dois anos, a iniciativa visa estimular o debate e produção, tanto acadêmica quanto jornalística, a respeito da temática, ou seja, iniciativas vinculadas à atividade fim das instituições que compõem o mercado financeiro e que visem à atuação dessas instituições de forma a integrar aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A novidade deste ano é a premiação especial para trabalhos relacionados à Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
O prêmio é aberto à participação em três categorias, com diversas modalidades:
1. Categoria trabalhos jornalísticos: abrange matérias, artigos, ensaios ou reportagens elaboradas por profissionais de jornalismo, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil, dividida em cinco modalidades: a) Jornal; b) Revista; c) Mídia Digital; d) Televisão; e) Rádio. Os trabalhos deverão ter sido publicados entre 1/08/2010 e 20/07/2012. Cada participante poderá se inscrever com quantos trabalhos desejar em todas as modalidades, mas, a Comissão de Premiação poderá vir a contemplá-los somente em uma modalidade e com um único trabalho.
2. Categoria trabalhos acadêmicos e de especialistas: abrange monografias, artigos científicos, teses ou projetos já elaborados ou elaborados especialmente para o prêmio e é dividida em três modalidades: a) Graduação, para estudantes com matrícula vigente em 2012 ou formados a partir de 2010 nos cursos de graduação; b) Pós-graduação, para estudantes com matrícula vigente em 2012 ou já formados e com tese defendida a partir de 2010 nos cursos de pós-graduação dos níveis graduação lato sensu, mestrado ou dourado (stricto sensu); c) Especialista, para profissionais especialistas em sustentabilidade, residentes no Brasil, com comprovada experiência profissional na área e formação superior, sem distinção quanto ao curso. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma modalidade com a quantidade de trabalhos que desejar.
3. Categoria trabalhos acadêmicos de colaboradores: abrange monografias, artigos científicos, teses ou projetos já elaborados ou elaborados especialmente para este prêmio. É uma categoria exclusiva aos colaboradores e estagiários das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco, e é dividida em 02 (duas) modalidades: a) Graduação e b) Pós-graduação (lato e stricto sensu). Cada participante poderá se inscrever em apenas uma modalidade com a quantidade de trabalhos que desejar.
4. Prêmio especial Rio+20: abrange matérias, artigos, reportagens, ensaios e projetos que contribuíram para o fomento do tema “finanças sustentáveis” pré, durante ou pós-realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20.
Os trabalhos inscritos passarão por duas fases de avaliação. Na primeira etapa, a comissão de seleção de cada categoria indicará até três finalistas de cada modalidade, entre os trabalhos recebidos. Já na segunda etapa, serão selecionados doze vencedores, sendo um para cada modalidade, e mais dois prêmios especiais da Rio+20.
Os vencedores das categorias Acadêmica e Especialistas e Jornalismo receberão um prêmio no valor de R$ 10.000,00; um iPAD 2 para orientadores/editores; uma inscrição para participar da Conferência Internacional Ethos em 2013; e um certificado. Já os vencedores da categoria Colaboradores ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro com diversas atividades; um iPad 2 para os orientadores; e um certificado.
Os interessados em participar da premiação deverão fazer sua inscrição até 6 de julho pelo site www.itaufinancassustentaveis.com.br.
O evento de premiação será realizado em novembro.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional