Prêmio Jovem Cientista chega à XXVI edição

Por: GIFE| Notícias| 20/01/2012

O mundo dos esportes sempre caminhou de mãos dadas com as descobertas da ciência e da tecnologia. O que seria de um craque de futebol se suas chuteiras não tivessem sistema de amortecimento? Como garantir a segurança dos atletas sem uma pista com revestimento antiderrapante? Como avaliar hoje a resistência dos esportistas sem monitorar, a cada movimento, seus batimentos cardíacos, gasto energético, velocidade? Quantos não são os projetos que utilizam o esporte como ferramenta educacional e de inclusão social?

Nesse contexto, com o intuito de estimular pesquisadores das mais diversas áreas a voltarem suas atenções para o setor esportivo, o XXVI Prêmio Jovem Cientista é lançado com o tema “Inovações Tecnológicas nos Esportes”.

As inscrições para participar do Prêmio estão abertas de 1º de abril a 31 de agosto. Pesquisadores, acadêmicos e estudantes universitários devem se cadastrar pela internet. Alunos do ensino médio, além de poder utilizar a web, têm também a opção de enviar suas pesquisas pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.

Nesta XXVI edição, pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas:
1. Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
2. Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
3. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade, etc;
4. Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
5. Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
6. Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes;
7. Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
8. Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
9. Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
10. Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Já os alunos do Ensino Médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes:
1. Educação e cidadania para os esportes;
2. Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
3. Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
4. Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
5. Tecnologia da informação para os esportes.

O Prêmio
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com notebooks de última geração, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.

Na categoria Mérito Institucional são premiadas as duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »